Um Guia Essencial Sobre Esquemas de Cores: Definições, Exemplos e Dicas
É necessário que todos os criativos estejam familiarizados com a teoria das cores e os tipos de esquemas de cores, seja para expressão artística ou demandas de design. Alguns já possuem um senso maior para combinar tons, enquanto outros precisam de mais prática e conselhos para criar designs visualmente agradáveis.
Recentemente, escrevemos sobre a teoria das cores, compartilhamos recursos e ferramentas com informações valiosas e os significados dos tons mais populares. É o momento de colocar em prática e explorar quais cores funcionam juntas.
Hoje, veremos a definição do esquema de cores, revisaremos os tipos mais populares, exemplos e dicas sobre como incluir isso em seu design. Você está preparado para aprender coisas novas e explorar o universo das cores?
O que é esquema de cores?
O esquema de cores é basicamente uma combinação entre cores que funcionam bem juntas. Geralmente é usado em design gráfico, design de interiores, moda e artes. O intuito de usar um esquema de cores é criar uma estética unificada para chamar a atenção do espectador. Um esquema de cores selecionado cuidadosamente pode evocar emoções e transmitir uma mensagem nos níveis visual e psicológico.
7 Tipos de esquemas de cores
Vamos dar uma olhada mais de perto em cada esquema.
Monocromático
Um esquema de cores monocromáticas usa todas as variações de apenas um tom. Ele envolve cores, tons e matizes criados pela mistura de cores pretas, cinzas ou brancas. Embora exista uma falta de contraste nos esquemas de cores monocromáticas, os criativos podem experimentar a intensidade de algumas tonalidades para encontrar a melhor combinação para seus designs.
Complementar
Um esquema de cores complementares é composto por cores opostas no círculo cromático. Existem apenas duas cores na paleta que são totalmente contrastantes. Elas podem ser atraentes, mas também muito intensas aos olhos do espectador. Sendo assim, quando aplicada em um design, uma paleta complementar é ampliada com tonalidades e matizes das cores principais. Ela possibilita que um designer crie gráficos atraentes e ainda mais agradáveis visualmente.
Complementar dividido
Um esquema de cores complementares divididas é uma combinação de três cores, em que uma cor é a base e as outras duas são cores complementares adjacentes no círculo cromático de cores. Para se utilizar uma paleta complementar dividida da melhor forma, escolha uma cor primária para ser a cor base e cores complementares para ênfases. Este tipo de esquema pode acrescentar mais complexidade aos projetos.
Acromático
Um esquema de cores acromáticas não possui matizes, apenas cores neutras como branco, preto e cinza. Este tipo de esquema, além de ser visualmente atraente, faz com que seu design pareça limpo e simples.
Análogo
Um esquema de cores análogas nada mais é do que uma cor base e duas cores próximas a ela no círculo cromático. Este tipo de esquema é fácil de criar, mas, se o seu intuito é criar um visual harmonioso, use tons quentes ou frios ao escolher sua paleta. Como todas as cores estão alinhadas umas com as outras em uma paleta análoga, ao selecionar as cores é preciso conferir se o nível de contraste é o suficiente para o seu design.
Triádico
Um esquema de cores triádicas nada mais é do que uma combinação de três cores equidistantes no círculo cromático, formando um triângulo. As paletas triádicas são ricas em cores e permitem que os artistas visuais criem designs altamente contrastantes e harmoniosos. A dica principal é equilibrar a composição utilizando a hierarquia de cores – escolha um tom dominante e use outros dois para destaque.
Tetrádico
Também conhecido como harmonia dupla complementar, este esquema consiste em dois pares de cores complementares, formando um retângulo no círculo cromático. Se você utilizar todos os tons igualmente, o seu design ficará desequilibrado. Para ter melhores resultados é preciso escolher uma cor primária como base e as outras três para destaque.
Dicas para usar esquemas de cores
Nº 1
Um esquema de cores monocromático é visualmente agradável e funciona em designs minimalistas. Para elevar seu design, utilize cores contrastantes da mesma tonalidade.
Nº 2
Um esquema de cores complementares se encaixa melhor em logotipos, cartazes e embalagens de produtos, pois consegue chamar a atenção do espectador instantaneamente.
Nº 3
Teste um esquema de cores complementares divididas se não souber usar um esquema complementar. Pode ser usado para sites, aplicativos e design de interiores.
Nº 4
Se seu objetivo é criar designs duradouros, experimente um esquema de cores acromáticas. A estética neutra nunca deixa de ser uma tendência e é difícil exagerar com cores acromáticas.
Nº 5
Um esquema de cores análogas pode funcionar em cartazes, banners e sites.
Nº 6
Utilize o esquema de cores triádicas para tornar sua composição mais interessante. É rico em cores e fornece um alto grau de contraste. Se as cores estiverem devidamente equilibradas, designs em paletas triádicas podem ser incrivelmente harmoniosos.
Nº 7
Um esquema de cores tetrádicas é considerado o mais rico. Sendo assim, você não deve misturar todas as cores na mesma proporção.
Resumindo
Mesmo que você esteja criando imagens atraentes ou páginas harmoniosas, não é necessário utilizar todos os tons da sua paleta de cores. Muitas vezes, menos é mais, e escolher apenas duas cores de uma paleta é mais do que suficiente.
Recomendamos que você experimente esquemas de cores para encontrar os melhores tons para sua campanha de marketing, projeto criativo ou trabalho. Para mais ideias, veja nosso artigo sobre paletas de cores inspiradas em filmes.
Estes materiais também podem te interessar:
Tendências de Design Gráfico 2022 [Infográfico]
25 Exemplos de Portfólios de Design Gráfico e Dicas Úteis Para Criar o Seu
Paletas de Cores Inspiradas em Filmes Ucranianos Famosos