Mariia  Lozhko
Mariia Lozhko

12\09\229 min

Flagship Stores: Tipos, Benefícios Para Marcas e Exemplos Preciosos

”Uma variedade de produtos”, “inovadora”, “Instagram perfeito” e “bem no centro da cidade”. Geralmente, os clientes utilizam essas palavras para descrever as flagship stores de suas marcas favoritas. Já os profissionais de marketing definem uma flagship store como “uma peça-chave da estratégia da marca” e “um lugar para usufruir de uma experiência exclusiva”.

E enquanto as vendas on-line continuam crescendo e a maioria das lojas físicas se tornam apenas pontos de retirada de pedidos on-line, as luxuosas flagship stores estão se espalhando ao redor do mundo. Saiba por que isso está acontecendo, se você também deve seguir essa tendência e onde você deve procurar inspiração? Neste artigo, iremos responder essas perguntas.

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

O que é uma flagship store?

Uma flagship store é a loja principal da rede de distribuição de uma marca. Ela é capaz de oferecer uma experiência única, incorporar os valores e o potencial da empresa.

A função de uma flagship store não é vender vários itens no local (como regra, na verdade, as flagships operam com prejuízo). Entretanto, elas são capazes de moldar e fortalecer a imagem de uma marca, possibilitando que as lojas on-line e toda a rede de distribuição lucrem mais.

Geralmente, as empresas administram mais de uma flagship em nível global, nacional, municipal ou mesmo local. Por exemplo, a Louis Vuitton tem flagships luxuosas em vários países – no total, são mais de 100! Inclusive, em capitais da moda como Nova York ou Paris, é possível ver 2 ou 3 flagships da mesma casa de moda – em diferentes áreas turísticas.

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

A pergunta que fica é: como podemos identificar uma flagship store?

Confira algumas características sobre elas:

  • Localização central e exclusiva
  • Interior e exterior com tecnologia de ponta
  • Ótima oportunidade para comprar produtos da marca, inclusive itens exclusivos
  • Experimental e inovador – o objetivo é experimentar algo único e incrível gratuitamente, e não realizar compras

Um trabalho é bem-sucedido quando flagship store se torna uma atração turística. Além disso, as marcas estão tentando, ao máximo, construir uma comunidade em torno de suas flagships. Cafés, bares, galerias de arte e até mesmo cinemas que recebem lançamentos de novos produtos podem fazer parte de flagship stores, transformando-as em locais de encontro e convívio.

Confira por que as marcas modernas precisam de uma comunidade fiel: Como Construir Uma Comunidade ao Redor da sua Marca.

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

Você precisa de uma flagship store? Vantagens e Desvantagens

O lançamento de uma flagship costuma ser um grande evento na mídia, isso significa que um movimento como esse pode garantir sua entrada em novos mercados.

Marcas novas e menores que desejam expandir seu público podem começar abrindo flagship stores em áreas comerciais onde já existem lojas parecidas (Bond Street em Londres, Fifth Avenue em Nova York ou Rue de Rivoli em Paris). Dessa forma, elas anunciam seu novo status.

Benefícios e oportunidades que uma flagship store pode trazer para sua marca:

  • Reconhecimento para a marca
  • Posicionamento claro de mercado
  • Proximidade com os clientes através de experiências off-line inesquecíveis
  • Mais menções à marca nas redes sociais e meios de comunicação
  • Aqui, você pode testar ideias de produtos ou marketing

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

Uma flagship store é uma ferramenta para implementar a estratégia da marca e oferecer oportunidades ilimitadas para atividades de relações públicas. É possível fazer colaborações com artistas, realizar campanhas beneficentes, declarar a posição de sua marca e oferecer aos clientes uma experiência imersiva exclusiva baseada em músicas escritas para essa ocasião.

A grande desvantagem da flagship é a sua baixa rentabilidade. Elas também exigem um grande orçamento para aluguel, design e eventos. E como essas lojas desempenham funções de relações públicas, é praticamente impossível calcular com precisão a sua eficácia. Outros riscos associados à abertura de flagships:

  • Expectativas exageradas dos clientes em relação às suas lojas “regulares” (escolha de mercadorias e nível de serviço)
  • A lacuna entre flagships “inovadoras” e lojas “regulares”; os clientes podem não entender a posição da marca
  • Riscos de localização: sua loja pode ser ofuscada por flagships mais atraentes ou pode simplesmente acabar em um local onde há menos tráfego de consumidores

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

As Flagship stores devem ser abertas por marcas focadas no mercado global ou nacional. Em outros cenários, é improvável que o investimento seja justificado. Flagship stores de roupas, sapatos e acessórios de marcas que os consumidores conhecem, funcionam melhor. A segunda categoria de varejo, onde as flagships também podem dar certo, são as lojas de brinquedos.

Vamos aprender com os líderes do mercado! Aqui estão 6 casos de flagship store

Louis Vuitton (Roma Etoile), Roma

Piazza di S. Lorenzo in Lucina, 41

A flagship store da Louis Vuitton foi projetada no local do primeiro cinema de Roma onde foram exibidos filmes do diretor Federico Fellini. O mais incrível é que a loja da LV possui uma sala vintage de cinema com 19 lugares e uma biblioteca sobre a história do cinema italiano.

Antes de abrir cada flagship, os especialistas da Louis Vuitton analisam a história de cada lugar e criam o conceito baseado em suas pesquisas.

Nike (House of Innovation 000), Nova Iorque

650 Fifth Avenue

A incrível loja translúcida, House of Innovation, da Nike em Nova Iorque possui 6 andares e oferece uma experiência de compra inovadora. É recomendado que ao visitar a loja, você instale seu aplicativo pois com ele, você pode pegar produtos e comprá-los num instante, sem precisar pegar fila.

Na loja, é possível criar e encomendar tênis exclusivos de corrida, receber dicas e conselhos sobre como se preparar para maratonas e fazer treinos curtos.

Sua fachada, feita de vidro ondulado, imita movimento e velocidade. Um pequeno pátio no canto da loja remete a posição do pé de um atleta antes do início de uma corrida.

Tiffany & Co, Nova Iorque

727 Fifth Avenue

A flagship store da Tiffany & Co em Nova Iorque foi eternizada na literatura e no cinema, mas este não é o único motivo que faz dela uma atração turística: ela também abriga o famoso diamante Tiffany, um salão para projetos de joias personalizadas, e o prédio é uma pérola moderna.

A Tiffany & Co é uma das lojas mais antigas que marcam a tendência e continua ativaa no radar dos designers. O projeto do majestoso salão principal de exposições, que não possui uma única parede. Oito vezes por ano, o design da vitrine sofre mudanças, correspondendo a um tema ou estação específica.

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

LEGO, Londres

Leicester Square (3 Swiss Ct.)

A flagship store da LEGO é a maior loja da marca no mundo inteiro. Além de você encontrar tudo referente aos produtos da LEGO, você também pode criar seu próprio retrato em mosaico, com o Mosaic Maker. Ele é tão famoso que os visitantes precisam se inscrever para terem os rostos escaneados e “transformados em tijolos”.

Outro ponto de destaque é uma coleção enorme com os símbolos da cidade, como um vagão de metrô em tamanho real ou o Big Ben com o relógio e iluminação funcionando. Na loja também é possível encontrar um centro de entretenimento para crianças e adultos, onde são realizados diversos eventos, incentivando a curiosidade e a criatividade.

Flagship Stores: Types, Benefits for Brands, and Bright Examples

Samsung 837, Nova Iorque

837 Washington St.

A flagship store da Samsung não tem nada a ver com venda de acessórios eletrônicos. É um espaço grande e interativo, no estilo de teatro de frente para uma tela gigante, onde ocorre a apresentação de novos produtos e projetos. Ela pode ser chamada de museu da inovação e não existe nada a venda.

Dentro da loja, existe uma galeria futurista onde a marca exibe suas colaborações com artistas. Existem vários pontos onde você pode aproveitar a realidade aumentada para ter uma super experiência de como é viver em uma casa inteligente com a tecnologia Samsung.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by kimnemong_ART (@kimnemong_nft)

Casa da Barbie, Xangai

550 Huai Hai Middle Road

No 50º aniversário da boneca Barbie, inauguraram a loja Casa da Barbie em Xangai, que incluia uma vasta coleção de bonecas e seus acessórios licenciados do mundo todo! Na loja, além de um restaurante temático, também abrigava um museu temático e um espaço para crianças. Os visitantes também podiam desenhar suas próprias bonecas ou vestir suas roupas e desfilar na passarela.

A Casa da Barbie fez da ficção uma realidade. Dentro da loja, qualquer um podia se imaginar no mundo da Barbie ou experimentar seus sapatos ou outros acessórios. A loja tinha um papel importante: encher as pessoas de otimismo.

Considerações finais

As flagship stores muitas vezes possuem um hype positivo na mídia e menções constantes sobre a marca. Por outro lado, elas demandam um orçamento muito grande. Isso significa que você terá que competir com as marcas concorrentes e suas inovações.

O lado visual também importa. Uma flagship store, para uma marca, é o diamante mais precioso. Por esse motivo, seu design de interiores, cartazes, folhetos e recursos visuais das redes sociais precisam ser autênticos e incríveis – e nossa empresa, Depositphotos, ficaria muito feliz de te ajudar nesta questão.

Veja mais dicas de marketing para ter sucesso em 2022:

7 Maneiras Diferentes de Usar Emojis na Comunicação da Sua Marca

Os 6 Principais Influenciadores Virtuais Para Seguir ou Convidar Para Colaborações

Como Informar a Postura da Sua Marca: Mais de 20 Situações Sobre a Guerra na Ucrânia

Como Construir Uma Comunidade ao Redor da sua Marca

 

Related Articles