O Conceito de Guerra: O Que Capturar Se Você Não For Um Fotógrafo Documenta
A grande maioria dos colaboradores do Depositphotos não são fotógrafos de guerra ou fotojornalistas que arriscam suas vidas para capturar conteúdo editorial. E, também é verdade que nem todas as empresas precisam de fotografia documental de guerra (fotos de antes e depois da guerra) para falar de assuntos como a guerra na Ucrânia.
Apesar das plataformas de notícias compartilharem evidências visuais desajustadas de eventos, normalmente, as empresas seguem a voz da marca. Às vezes, isso descarta a opção de publicação de relatórios oficiais e fotos reais de guerra. Para realizar uma declaração, eles precisam criar recursos visuais personalizados baseados em sua identidade.
É necessário personalizar cartazes de eventos beneficentes ou protestos corporativos de acordo com a política visual da marca.
Pense nos blogs e revistas on-line também. Alguns deles não tratam de notícias, mas sim, análises e opiniões. Em geral, quando aparece um tema quente, eles precisam de dezenas de imagens de guerra originais para colunas e artigos especializados.
Neste pequeno guia, a equipe do Depositphotos mostra ideias sobre como fazer fotos modernas de guerra não documentais, porém poderosas, e auxiliar as empresas a serem impactantes socialmente.
Compreendendo seu público: as empresas lançam qual tipo de conteúdo relacionado à guerra?
Em nosso artigo recente (Como Informar a Postura da Sua Marca: Mais de 20 Situações Sobre a Guerra na Ucrânia), analisamos casos de grandes e pequenas marcas que se posicionaram em relação às agressões da Rússia à Ucrânia.
Cada marca escolheu suas próprias estratégias de comunicação. Por exemplo, aproximadamente 300 empresas se recusaram a continuar no mercado da Rússia. Outros países lançaram eventos de caridade em apoio aos ucranianos, ou contribuíram com a campanha global de informação #StandWithUkraine.
Algumas organizações públicas e mídias estão usando seus recursos para encorajar políticos e outras partes interessadas a tomarem alguma atitude. E celebridades estão gravando mensagens e lançando projetos de caridade.Veja a iniciativa de arrecadação de fundos feita por Mila Kunis e Ashton Kutcher— juntos, já arrecadaram mais de 35 milhões de dólares!
Grandes corporações, médias e pequenas empresas, revistas culturais e outros estão se posicionando e destacando suas atividades em apoio à Ucrânia em suas redes sociais e blogs.
Fotografia documental e retratos de guerra—horrível em sua veracidade— continua sendo a maneira mais eficiente de mostrar a guerra. Por esse motivo, o Depositphotos lançou coleções gratuitas: Diga Não à Guerra (fotos da guerra) e Protestos ao Redor do Mundo. As marcas podem usá-las sem limitações.
Mas as fotos famosas de guerra não são a única maneira de enfatizar o assunto. Pense nas incríveis capas das revistas The Economist, Time e The Guardian Weekly.
Ilustração — Capa da revista Time (Instagram)
Leia a história por trás da capa ‘A Resiliência da Ucrânia’ da revista Time aqui
Infelizmente, algumas empresas não podem se dar ao luxo de iniciar um grande projeto de arte envolvendo um artista estrangeiro no centro de Lviv, como fez a revista Time. Sendo assim, recomendamos que você tente gerar conteúdo temático, ao qual todos conseguirão se beneficiar: você como autor, empresas e seu público.
O conceito de guerra é antigo. O que você pode acrescentar a ele?
A principal característica das fotos icônicas de guerra é o uso de símbolos e referências, além da interpretação pessoal do artista. Inclusive, é possível escolher entre duas opções: criar recursos visuais sobre a guerra como um conceito abstrato, ou informar sobre uma guerra específica e seus acontecimentos através de suas imagens.
A guerra tornou-se parte da cultura global por ser um conceito arquetípico antigo.
Tribos e povos, ao longo da história humana, têm lutado por recursos que são retratados em músicas e literatura. Como resultado, existem inúmeras obras de artes visuais poderosas nas quais você pode se inspirar.
As pinturas mais famosas sobre guerra — ‘A liberdade guiando o povo’ de Eugene Delacroix, ‘Três de Maio de 1808’ de Francisco Goya, ‘Guernica’ de Pablo Picasso, ‘As consequências da guerra’ de Peter Paul Rubens, ‘A carga dos lanceiros’ de Umberto Boccioni, ’A guerra’ de Otto Dix, e ‘Premonição da guerra civil’ de Salvador Dalí
Guernica de Pablo Picasso em Madri
Fotos famosas de guerra e seus autores— fotos de guerra em preto e branco da série de Robert Capa (Veja a foto ‘O soldado caído’), paisagens de Roger Fenton (O Vale da Sombra da Morte), série de fotos do Vietnã de Nick Ut (O terror da guerra), Don McCullin retratos de guerra, e silhuetas de Ernest Brooks
Trabalho do colaborador zeferli do Depositphotos, seguindo a estética do fotógrafo Ernest Brooks
Estudando estas obras, é possível observar que cada autor possui uma posição própria em relação à guerra. Alguns optaram por admirar heróis nobres, outros assumiram uma posição pacifista e relataram as tragédias da guerra, e alguns mostraram que as constantes guerras entre as nações são inevitáveis.
Antes de começar a usar uma câmera, descubra qual é o seu posicionamento. Quanto mais envolvido você estiver no tópico, mais potente e deslumbrante será seu trabalho. Use sua experiência e histórias para compartilhar a guerra por meio da fotografia.
Símbolos de guerra e paz
Como visto acima, a fotografia de guerra utiliza muitos símbolos, referências e comunicações visuais. Reunimos os mais populares e conhecidos para você. Todos estão divididos em três categorias para facilitar sua pesquisa criativa.
1. Guerra
Deuses e deusas da guerra — Thor (Donar) e seu martelo Mjolnir, Ares, Atena e Nike (grego), Odin (nórdico), Kali (hindu), Marte (romano), Ishtar (Mesopotâmica), entre outros
Símbolos da cultura popular — setas em direções opostas e espadas cruzadas; escudo; crânio com ossos; armas modernas e máquinas de guerra — tanques, aviões de combate, helicópteros de combate, montagens de artilharia, metralhadoras, mísseis balísticos, bombas e outras munições; bandeiras de batalha; distintivos militares; prêmios militares e detalhes do uniforme; equipamentos de reconhecimento e radares; soldados e oficiais; explosões e edifícios em chamas; cemitérios com cruzes idênticas; hospitais de campanha e acampamentos militares; um caixão sob a bandeira nacional
Arquétipos associados ao conceito – ditadores, vilões, tiranos, monstros, bruxas, metamorfos e vigaristas movidos por seu egoísmo ou ideias malignas, Leviatã
2. Batalha entre o bem e o mal
Símbolos da cultura popular — luz e escuridão, bem e mal; Zeus contra os Titãs; Thor contra os gigantes; Gilgamesh contra os Monstros; Jesus contra o Satanás; Héracles; Joana D’Arc
3. Paz
Símbolos da cultura popular — um ramo de oliveira, uma pomba (uma litografia A Pomba da Paz de Pablo Picasso após a Segunda Guerra Mundial), visco, arco-íris, um rifle quebrado (usado pela organização War Resisters’ International), o sinal de paz e amor com a mão, um tsuru, um sinal de paz e amor (criado para o movimento britânico de desarmamento nuclear em 1958), uma presa e seu predador e presa deitados lado a lado em paz (da Bíblia)
Ao tratar das cores que simbolizam a guerra, logo vem à mente o preto e o branco, assim como o vermelho, a cor do sangue. As cores da guerra também podem ser as cores da camuflagem do exército. Neste caso, estamos abordando os tons de verde, marrom, e às vezes amarelo e bege.
Utilize os símbolos que incluímos na lista acima como ponto de partida para seu processo criativo. Retratos, natureza-morta, arte abstrata e paisagens — fotografias de guerra poderosas podem estar em qualquer formato. Recomendamos que você escolha um com o qual se sinta mais à vontade e, então, integre símbolos nele.
O que mais você precisa saber: palavras-chave de imagens de guerra, entre outros
Para que seu trabalho seja visto por potenciais clientes, siga algumas regras em nossa plataforma.
Primeiro, trabalhe em série e coloque imagens em seu portfólio – com diferentes ângulos e orientações. Sua chance de concluir vendas aumentará, pois é mais provável que os clientes encontrem uma composição que funcione para eles.
Segundo, utilize palavras-chave específicas para cada foto de guerra que você publicar. Descreva as imagens de guerra da maneira mais precisa e detalhada possível ao enviá-las para o Depositphotos. A navegação do usuário em nosso site está baseada nas palavras-chave. Contudo, também usamos tecnologia IA para fazer o reconhecimento do conteúdo da imagem e gerar resultados personalizados para cada usuário.
Palavras-chave para fotografias de guerra:
guerra, fique com a Ucrânia, pare a guerra, a Rússia invade a Ucrânia, guerra em 2022, armas, militares, soldados, uniformes, entre outros (depende do que tem na sua imagem)
Mais detalhes aqui—O elefante na sala: atribuindo palavras-chave para imagens de banco de imagens.
Título: Militar e namorada de mãos dadas, apoiando o namorado antes de sair
Palavras-chave usadas nesta imagem
Terceiro, quanto mais você promover seu portfólio, maior a chance de sua imagem aparecer na capa de uma revista, em vídeos sobre a guerra ou até mesmo em pôsteres. Como de costume, aconselhamos que você divulgue seu novo trabalho nas redes sociais.
Também recomendamos adicionar um link ao seu portfólio com seu Instagram, Facebook, LinkedIn e suas outras contas.
Outra ideia para melhorar seu perfil é enviar algumas fotos para nossa Biblioteca Gratuita (temporariamente gratuita). Fazendo isso, você poderá atingir novos públicos através do boletim informativo do Depositphotos. Contate nossa equipe de suporte para informar que você pretende enviar alguns arquivos gratuitos. E então, basta concordar com as fotos selecionadas e os prazos determinados, e suas fotos estarão disponíveis para download gratuito.
Resumindo
inda que você não trabalhe com fotojornalismo de guerra, não quer dizer que você não possa criar uma fotografia poderosa com tema de guerra e fazer sua declaração artística pessoal. Além do mais, você pode contribuir propagando a paz e inspirando as pessoas com sua obra de arte.
O Depositphotos agradece a todos os fotógrafos que continuam trabalhando, principalmente aqueles que moram na Ucrânia ou oferecem apoio à Ucrânia, mesmo sendo estrangeiros! A criatividade é uma forma potente de trazer de volta a paz, por esse motivo estamos ansiosos para ver seu trabalho em nossa plataforma.
Outros materiais sobre este tema:
Declaração oficial da marca
O Depositphotos e o VistaCreate estão suspendendo todas as atividades na Rússia e na Bielorrússia
Artigos
Como Informar a Postura da Sua Marca: Mais de 20 Situações Sobre a Guerra na Ucrânia
Como as Pessoas do Mundo Inteiro Apoiam a Ucrânia