A psicologia por trás do Marketing para os millennials
Os millennials é uma das maiores gerações por população (seguindo os baby boomers) e um dos grupos mais difíceis de atingir em seus esforços de marketing. Eles são especializados em tecnologia, curiosos e independentes. Eles não assistem à TV e não confiam na publicidade tradicional, mas têm muitas outras sequências que podem ser usadas para atraí-los.
No entanto, o marketing para os millennials deve começar não puxando essas cordas, mas entendendo o que é uma geração millennial e quais são seus valores e pontos problemáticos. Esta informação se tornará uma base sobre a qual você construirá toda a sua comunicação futura.
O que é uma geração millennial?
O Pew Research Center vem estudando o que é uma geração millennial por mais de 10 anos. Segundo ela, os millennials são nascidos de 1981 a 1996 e são chamados de Geração Y. Essas pessoas se tornaram adultos no início do século 21 e foram muito influenciadas pelos fatores geradores de geração, como a rápida evolução tecnológica, a recessão econômica, e instável paisagem política com guerras e ataques terroristas recorrentes.
Falando sobre marketing para os millennials, é também crucial mencionar que os millennials são mais instruídos, portanto, mais conscientes e céticos do que outras gerações. Por exemplo, a pesquisa do grupo McCarthy descobriu que 84% dos millennials não gostam de publicidade. Isso significa que os profissionais de marketing e os anunciantes precisam testar constantemente novas formas de atingir e engajar seus públicos-alvo. Aqui estão as estratégias mais eficazes para tentar.
3 dicas de marketing para os millennials
Proporcione experiências
Não apenas a Geração Y é a maior geração de população dos EUA, mas também é a única geração que valoriza e gasta muito dinheiro em experiências, diz a pesquisa da Eventbrite. Setenta e oito por cento dos millennials escolheriam assistir a um concerto, um festival ou organizar uma viagem em vez de comprar algo desejável. O que é ainda mais interessante, 72% deles dizem que aumentariam suas despesas com isso. Em suma, as pessoas anseiam por experiências ao longo da vida e é hora de aproveitá-las.
Crie uma sensação de FOMO
Com o objetivo de obter o máximo de experiências possíveis, 69% dos millennials sofrem com o medo de perder (FOMO). Toda vez que eles percebem que não estão vivendo suas melhores vidas ou algo mais interessante e envolvente está acontecendo que eles não fazem parte, a geração do milênio tem ansiedade e até mesmo depressão.
Apesar de provocar sérias consequências, os profissionais de marketing especulam impiedosamente sobre o FOMO. Com a ajuda de palavras e visuais, criam um sentimento de urgência e escassez ao promover e vender produtos e serviços. Por exemplo, os campos de assunto de e-mail mais atraentes que você pode usar para criar esse senso de urgência são palavras como “apenas”, “algumas” ou “agora mesmo”.
Envolva-se nas redes sociais
De manhã, a primeira coisa que as pessoas que sofrem com o FOMO fazem é checar seus telefones e mídias sociais. Eles não podem imaginar suas vidas sem a Internet e acreditam que o Facebook, o Instagram e o Twitter são as fontes mais confiáveis.
Outra fonte confiável para mais de 70% dos millennials são seus amigos. Eles fazem suas escolhas dependendo do que vêem nas mídias sociais. Eles vão a restaurantes que seus amigos frequentam, viajam para destinos perfeitos e compram produtos que foram sugeridos.
Tendo esses dados à sua disposição, o novo algoritmo do Facebook mostrando mais publicações de amigos no feed não parece mais ser tão aleatório. As pessoas tendem a duvidar dos métodos tradicionais de publicidade e acreditam em pessoas reais e suas escolhas. Não é de surpreender que o marketing de micro e nano-influenciadores esteja florescendo.
Mantenha estas dicas em mãos, mas também extraia insights extras neste infográfico do Blog MAPP. Explica as personas da Geração Y e compartilha a psicologia geral do marketing de sucesso com a geração millennial.
A psicologia do marketing de sucesso para a geração do milênio [Infográfico]
University of Southern California
Hoje, a indução do FOMO, o fornecimento de experiências e o engajamento nas mídias sociais são as coisas que devem ser feitas no marketing para a geração millennial. Essas dicas são super eficazes, precisas e úteis, mas apenas quando você conhece a psicografia, a demografia e a psicologia geral do seu público.