O poder dos arquétipos da marca no marketing: qual deles é você?
O que faz as pessoas se conectarem a uma marca? Há muito mais psicologia envolvida do que você imagina. Você já se perguntou por que as pessoas ficam na fila altas horas da manhã apenas para serem as primeiras a passar pelas portas, ficar na multidão, para comprar um produto? Sim, há o aspecto de marketing, a fidelidade à marca, mas também arquétipos de marca ou arquétipos bem estabelecidos que influenciam o relacionamento das pessoas com as marcas. Eles foram habilmente criados por uma equipe que sabe o que está fazendo muito antes de as portas da loja serem abertas ou a página da web ser publicada.
Você pode realmente encontrar um padrão se você se sentar e se perguntar por que você prefere certas marcas acima das outras. Suas marcas favoritas provavelmente compartilham os mesmos arquétipos. Esta é a psicologia da marca 101. Neste artigo, vamos explorar a base de 12 arquétipos de marca, como eles influenciam o marketing, o que você pode ajustar para melhor comunicar sua mensagem e como os recursos visuais podem ajudá-lo em tudo isso. Você será mais informado como profissional de marketing e terá mais poder como um cliente em potencial.
Referindo-se à nossa Wikipedia confiável, aqui está um rápido lembrete da essência do que a palavra “arquétipo” significa quando a usamos neste contexto:
Arquétipo [substantivo]: uma ideia inconsciente coletivamente herdada, padrão de pensamento, imagem, etc., que está universalmente presente, em psiques individuais, como na psicologia junguiana.
De onde vieram os arquétipos da marca?
Como a definição diz, a formulação de Carl Jung dos arquétipos básicos é a base disso. O conceito foi adotado em 2001 por Margaret Mark e Carol S. Pearson e aplicado ao marketing. Sua interpretação dos 12 arquétipos em branding e marketing é agora amplamente usada e aceita.
Quem se importa com os arquétipos da marca?
Você pode estar se perguntando como isso é relevante para você, sua empresa ou marketing em geral. Assim como no exemplo de nossa introdução, entender os arquétipos torna-se central para a percepção de sua marca e negócio. Arquétipos são aplicáveis aos seus esforços de marketing, independentemente do seu campo.
Cada arquétipo de marca atribuiu valores e até traços de personalidade. Algumas marcas se contentam com alguns arquétipos de marca, mas algumas das marcas mais notáveis do mundo escolhem uma e executam sua estratégia apenas com a que domina seus esforços de marketing.
Nosso objetivo hoje é aproximá-lo dessa poderosa ferramenta, como você pode se tornar consciente do seu arquétipo de marca e como você pode usar algo tão simples como elementos visuais para reforçar algumas ideias e fazer com que as pessoas se relacionem com sua marca em um nível mais profundo.
Primeiramente, o arquétipo de sua marca comunica a clientes e compradores quem você é, o que você faz, por que você faz e como você é diferente. Isso também é o que diferencia você da concorrência. Esse entendimento ecoa não apenas pelo tom de voz, mas também pelos elementos visuais que fazem parte da sua estratégia.
A razão pela qual esse é um tópico tão importante a ser abordado é que, em 2018, há provas sólidas de que os clientes preferem marcas com um propósito. As pessoas não compram apenas produtos, investem em ideias e causas sólidas. Se você conseguir formar esse tipo de conexão emocional, você é de ouro. Se você acha que solidificar sua postura e explorar as vantagens de um arquétipo é a solução, você está certo. Começa aqui. Nós nos aprofundamos em personalidades, significados e visuais que trabalham para reforçar seu arquétipo de marca.
Visuais que funcionam para arquétipos de marcas individuais
Carl Jung tinha muito a dizer sobre arquétipos, e nós também. As imagens que você usa influenciam diretamente a atitude de seus clientes em relação a você. Os visuais que você usa incluem fotografia, animação, vídeo e gráficos. Você tem que aprender a prestar atenção aos sentimentos que cada imagem ou ajuda visual transmite. Ao escolher recursos visuais alinhados ao seu arquétipo de marca, você está adicionando uma camada extra de significado aos seus esforços de marketing.
Pergunte a alguém que não está tão envolvido com sua marca para saber como ele se sente em relação à sua marca, percorrendo o Facebook ou o Instagram (ou qualquer outra plataforma em que você compartilhe elementos visuais). Seus pensamentos e opiniões combinam com a personalidade que você quer evocar? Se não, começaremos da parte superior para solidificar o arquétipo da marca e ajudar você a selecionar seus visuais para todas as suas atividades de marketing.
Os 12 arquétipos da marca no marketing moderno
Doze arquétipos definidos por Carl Jung, em um infográfico simples da VisionOne para ajudá-lo a compreender o básico. Também é um lembrete rápido com os logotipos de marcas que regem seus respectivos campos de arquétipo. Mais tarde, entraremos nas implicações, tanto em marketing quanto em psicologia.
Fonte da imagem: VisionOne (onde você também pode fazer um teste de arquétipo de marca)
1. O inocente
Exemplos de marcas notáveis: Dove, Red Cross, Nintendo
Objetivo: ser feliz
Estratégia: faça a coisa certa, toda vez
Sua marca está apenas procurando espalhar boas vibrações?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo Inocente: As pessoas estão realmente buscando em você inspiração criativa, exiba sua atitude lúdica e positiva com imagens brilhantes e ensolaradas e dão às pessoas uma razão para lembrar de você nessa luz positiva.
2. O explorador
Exemplos notáveis de marca: The North Face, GOpro, Jeep
Objetivo: contribuir para uma vida mais “autêntica”
Estratégia: deixar o tédio, buscar novas e enriquecedoras experiências
Sua marca está pronta para se libertar das normas e encontrar o significado da verdadeira liberdade?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do explorador: muitas vezes, você encontra marcas usando recursos visuais simétricos e bem organizados que mostram o lado aventureiro do seu negócio. Apresentando pessoas em contexto, fotos de estilo de vida e pessoas desfrutando de atividades.
3. O sábio
Exemplos de marcas notáveis: NASA, Smithsonian, Audi
Objetivo: ser analítico, usar o poder da inteligência para interpretar o mundo
Estratégia: sempre à procura das informações mais recentes, refletindo e compreendendo melhor
Sua marca está preocupada em buscar a verdade e divulgá-la?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do Sábio: Outro arquétipo que é bastante aventureiro geralmente promove muitas fotos ao ar livre para realçar a curiosidade sobre o mundo. Esse arquétipo não é tímido ao apresentar sessões instigantes e realmente incluir pessoas em conversas mais filosóficas.
4. O herói
Exemplos notáveis de marca: The Marines, FedEx, Nike
Objetivo: melhorar o mundo com maestria
Estratégia: torne-se o mais forte, mais competente e poderoso
Sua marca está pronta para provar que é o melhor?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do herói: fotos que transmitem força, destacam a individualidade e geralmente são inclusivas e fortalecedoras. As imagens que inspiram e motivam ao apresentar uma variedade de indivíduos são mais adequadas.
5. The Outlaw O fora da lei
Exemplos de marcas notáveis: Harley-Davidson, PayPal, Virgin Group
Objetivo: destruir aquilo que não funciona (rebelde)
Estratégia: perturbar e chocar (por uma boa causa)
Sua marca anseia secretamente por iniciar uma revolução?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo Fora da lei: A rebelião está em sua natureza, por isso ousadia, imagens ousadas são o caminho a percorrer. Você pode usar elementos visuais que surpreendem o seu público (no bom sentido), por isso certifique-se de que seu conteúdo se destaca e mostra um pouco de atitude.
6. O mágico
Exemplos notáveis de marca: Disney, Xbox, Mac
Objetivo: transformar sonhos em realidade
Estratégia: mantenha a visão idealizada
O objetivo da sua marca é transformar sonhos em realidade?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do mágico: Por mais sonhador que pareça, você está aqui para inspirar e admirar seu público. Use imagens que mostrem sua natureza inovadora emitindo um sentimento de admiração não apenas em torno de seu produto, mas em torno de seus canais de comunicação.
7. O menino / menina vizinha
Exemplos de marcas notáveis: Levi’s, Ikea, Ebay
Objetivo: ajustar-se e, finalmente, pertencer
Estratégia: desenvolver virtudes sólidas, trabalhar para misturar
Sua marca é sobre acessibilidade para todos?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo o menino / A menina vizinha: quando sua marca se preocupa em ser fácil, escolha elementos visuais que atraiam seu público-alvo muito específico. Se é um mais novo que você está tentando alcançar, com milênios (por exemplo) o tornará mais compreensível. Aqui, isso realmente depende do seu público-alvo.
8. O amante
Exemplos de marcas notáveis: Godiva, Reeses, Chanel
Objetivo: inserir um relacionamento mais próximo com pessoas e coisas
Estratégia: parece atraente em mais maneiras do que uma só
Sua marca está prestes a conquistar os corações de milhões?
Tipos de imagens que funcionam para o arquétipo do Amante: Fotos que são muito compartilháveis e modernas. Elas são brilhantes, de alguma forma leves e arejadas. Mostre a sua natureza carinhosa, concentrando-se mais na beleza universal e nas relações entre pessoas, como nos nossos exemplos.
9. O Bobo
Exemplos de marcas notáveis: Skittles, Fanta, M&M
Objetivo: se divertir, tornar o mundo um lugar melhor para ele
Estratégia: espalhe a alegria
A sua marca é simplesmente viver no momento e aproveitar a vida?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do Bobo: concentre-se nas imagens brilhantes, ousadas e com imagens perfeitas, que também são facilmente compartilháveis e espalham a alegria da maneira que você pretende. Você pode até mesmo dar ao luxo de levar a luz, humorístico assumir esses recursos visuais que fazem parte de sua estratégia.
10. O Cuidador
Exemplos de marcas notáveis: Cheerios, Campbells, Unicef
Objetivo: simplesmente ajudar os outros
Estratégia: faça tudo ao seu alcance para ser útil
Sua marca é benevolente no núcleo?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do cuidador: imagens que também se concentram em pessoas e relacionamentos funcionam bem. Concentre-se em tópicos importantes para sua marca, como questões ambientais ou sociais.
11. O Criador
Exemplos de marcas notáveis: Apple, Lego, Google
Objetivo: realizar uma visão única
Estratégia: melhorar habilidades, desenvolver a natureza artística
A sua marca é toda sobre criatividade, perfeição e qualidade incomparável?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do Criador: Os criadores podem se dar ao luxo de ser espirituosos e brincalhões. Isso significa visuais que exalam criatividade e imaginação infantil até mesmo nas coisas mais comuns. O Criador implica que você é imaginativo, criar seu próprio conteúdo visual é o caminho a percorrer.
12. O Governante
Exemplos de marcas notáveis: Gray Goose, Microsoft, Rolex
Objetivo: criar uma comunidade de sucesso
Estratégia: cumpra as metas de liderança
Sua marca é sobre luxo e exclusividade?
Tipos de visuais que funcionam para o arquétipo do Governante: Imagens que se concentram em produtos no contexto. O conteúdo gerado pelo usuário pode ser uma boa estratégia aqui. As pessoas estão procurando inspiração e motivação quando se referem à sua marca, e seus recursos visuais devem inspirar isso.
Como os arquétipos estão conectados à marca e ao marketing?
Compreender o núcleo do seu negócio é importante para estabelecer exatamente qual arquétipo é sua principal força motriz. Isso inclui seus valores, ideais e sua mensagem geral. Seus esforços de marketing precisam se alinhar perfeitamente a essa ideia. Cada escolha que você faz, incluindo os visuais que você escolhe, é importante na comunicação de idéias para seus clientes, mesmo no nível mais sutil.
Como entender os arquétipos da marca pode ajudar você:
– Estabelecer uma estratégia de marketing mais concreta
– Faça design, visuais e conteúdo coerente
– Destaque-se da concorrência com uma postura sólida
– Atraia novos clientes relacionados à sua marca e que apoiem sua visão
– Melhorar as relações com os clientes, comunicando uma mensagem sólida para eles
– Atraia mais talentos e ajude você no recrutamento quando os candidatos se encaixam em seus valores
De volta para você
Neste ponto, você deve ter uma compreensão muito clara do que sua marca ou empresa pode adotar como o arquétipo principal. Não é essencial ter um, embora o foco em um lhe dê uma vantagem competitiva e algo sólido para se concentrar.
Pense duas vezes nos tipos de elementos visuais que você usa em seus esforços de marketing. Tudo deve se alinhar para você continuar comunicando o cerne de seus valores, posturas e sua personalidade geral de marca. Começa aqui, com arquétipos, e será bem comunicado aos seus clientes potenciais e existentes através dos visuais certos.