Por que o social listening é importante? Definições, benefícios e dicas
O cenário da rede social está se transformando mais rápido do que você pode perceber. Pode ser desafiador trabalhar com isso, principalmente com a quantidade de palavras-chave que estão surgindo. Provavelmente, você já ouviu falar do termo social listening. Mas o que isso significa? Como isso pode beneficiar sua empresa? Estamos aqui para tirar suas dúvidas!
O social listening ajuda você a ficar de olho nas conversas que surgirem on-line relacionadas à sua marca. Com uma estratégia sólida de social listening, você pode acompanhar o que as pessoas estão falando sobre sua empresa, produtos e serviços, além de ficar por dentro das últimas tendências. Sem isso, você estará criando suas estratégias de marketing nas redes sociais às cegas.
O que é social listening?
O social listening é o processo de acompanhar as menções feitas à sua empresa e palavras-chave associadas à ela nas redes sociais. Na verdade, é muito mais que isso. O social listening inclui a análise de conversas, discussões e tendências relacionadas à sua empresa, seus concorrentes e a indústria em geral.
O social listening ajuda você a encontrar as menções diretas ou indiretas relacionadas à sua empresa nas redes sociais em tempo real. Desta maneira, é possível receber informações relevantes sobre como os clientes estão se sentindo em relação à sua empresa, acompanhar as tendências e entender os problemas e as expectativas para o futuro. Com uma boa estratégia de social listening, você pode tomar decisões baseadas em dados que terão um impacto positivo em seus negócios. Essas informações podem trazer grandes benefícios, desde o marketing e o planejamento de produto até o atendimento ao consumidor.
O social listening é diferente do monitoramento de redes sociais, pois é uma forma proativa de analisar e responder a conversas on-line. Apesar do monitoramento de redes sociais ser útil para lidar rapidamente com declarações ou reclamações negativas, ele não fornece uma visão completa do que as pessoas estão falando sobre sua marca, sobre os concorrentes e até mesmo sobre a indústria. A abordagem do social listening é mais abrangente, podendo fornecer uma visão geral do que está acontecendo e fornecer insights valiosos para melhorar suas estratégias.
Como funciona o social listening? Comece com 3 passos simples
1. Monitorar.
Fique de olho nas redes sociais para ver as menções feitas à sua marca, concorrentes, indústria, tópicos e palavras-chave. É possível fazer isso manualmente, verificando frequentemente as redes sociais ou usar um programa especial para automatizar o processo.
2. Analisar.
Analise as informações que você coletou e encontre maneiras de colocá-las em ação. Por meio da análise, é possível entender o que os clientes gostam ou não em relação à sua empresa, produtos ou serviços e a descobrir as tendências para determinar seu posicionamento nas redes sociais.
3. Responder.
Você precisa responder se houver uma única menção à sua marca ou inúmeras. Pode ser simplesmente um comentário na publicação de um consumidor satisfeito ou algo mais significativo como mudar sua estratégia de marketing — em qualquer caso, é necessário reagir.
Principais dicas sobre social listening
1. Foque nas palavras certas.
A estratégia para um social listening eficaz é escolher as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Tenha em mente que essas palavras-chave podem mudar com o tempo. O social listening ajudará a descobrir as palavras que as pessoas usam para falar sobre sua marca. As palavras-chave mais importantes incluem o nome da sua empresa, produtos e serviços; pessoas de sua empresa; nomes de campanha; e hashtags. Além disso, você pode verificar abreviaturas e erros ortográficos.
2. Procure nos lugares certos.
Saber onde seu público está é necessário para descobrir o que eles têm a dizer sobre você. Você precisa saber em quais plataformas as pessoas falam sobre sua empresa e como essas conversas variam em diferentes redes sociais. Por exemplo, as discussões sobre sua empresa no Twitter e Instagram podem ser completamente diferentes no Facebook ou LinkedIn. Isso ajudará você a participar das conversas de maneira eficaz por meio do engajamento orgânico e da publicidade paga.
3. Encontre filtros de pesquisa.
Após definir quais palavras-chave e redes sociais são importantes para sua empresa, é hora de desenvolver táticas de pesquisa mais sofisticadas. Nos resultados, ainda pode aparecer algumas menções ou publicações que não são relevantes. Trabalhe para refinar seus filtros de pesquisa e minimizar o número de resultados não relacionados à sua marca.
4. Não seja inconveniente.
As pessoas gostam quando uma empresa se oferece para ajudá-las. Isso não significa que você deve pular em seus comentários com um discurso de vendas. O social listening irá ajudá-lo a encontrar informações relevantes sobre sua marca nas redes sociais. Você não deve usá-lo como uma oportunidade para apresentar seus produtos ou serviços. Essa comunicação com seus clientes nas redes sociais é sobre a construção de conexões e confiança que mais tarde você pode transformar em vendas.
Resumindo
O social listening é incrível, desde que você saiba usá-lo. Analisando as redes sociais, você pode obter informações sobre o que os consumidores pensam sobre você, seus produtos, serviços e concorrentes. O social listening pode ajudá-lo a se conectar com seu público, mostrar interesse em suas opiniões e construir conexões. Assim, você pode beneficiar a imagem da sua empresa e, ao mesmo tempo, mostrar para o consumidor que sua marca é a melhor opção.
Outros artigos que podem te interessar:
Brand Affinity: Definições, Benefícios e Principais Estratégias
Marketing Relacionado à Causa: Significado, Benefícios e Estratégias
Como Informar a Postura da Sua Marca: Mais de 20 Situações Sobre a Guerra na Ucrânia