25 Exemplos de Portfólios de Design Gráfico e Dicas Úteis Para Criar o Seu
Um portfólio de design gráfico é essencial para qualquer designer, pois será a primeira coisa que um cliente em potencial irá querer ver antes de contratá-lo. Entretanto, como você pode criar um que expressa visualmente suas habilidades, personalidade e experiência?
Com tantos pontos a considerar ao criar um portfólio, decidimos desenvolver uma lista de exemplos de portfólios de design gráfico e acrescentar algumas dicas de como criar o seu. Leia para se inspirar e ver vários conselhos que você pode experimentar imediatamente.
Lista de exemplos de portfólios de design gráfico
1. Mike Perry
O artista americano, Mike Perry, cria ilustrações, animações, instalações de arte e também ganhou o Emmy. Ele ficou conhecido por suas obras de cultura pop com cores fortes, tipografia infantil, padrões alegres e formas. O portfólio de Mike exibe vários de seus trabalhos, incluindo pôsteres, livros, anúncios, embalagens e programas de TV. Você pode dar uma olhada em todo o portfólio na página inicial do site dele apenas rolando a tela.
Fonte: Mike Perry Studio’s website
2. Chris Labrooy
O designer escocês, Chris Labrooy, trabalha na intersecção entre arte e design. Ele utiliza CGI para transformar coisas comuns em formas novas e diferentes em seus trabalhos. Chris trabalhou com Nike, Porsche, British Airways, Revista Time, Mcdonald’s e muitos outros. Seu portfólio possui um layout simples apresentando seus trabalhos mais relevantes.
Fonte: Chris Labrooy’s website
3. Joasia Fidler-Wieruszewska
Joasia Fidler-Wieruszewska é conhecida como designer gráfica, ilustradora e diretora de arte em Berlim. Seu trabalho engloba livros, lettering, designs impressos, identidade visual e branding. Joasia criou um portfólio cheio de fontes modernas, cores vibrantes, animações e gráficos fascinantes. Na versão para desktop, as barras de navegação ‘esquerda’ e ‘direita’ mudam de cor conforme você vai rolando, tornando-as ainda mais atraentes.
Fonte: Joasia Fidler-Wieruszewska’s website
4. Steven Harrington
Designer de pop art psicodélico de Los Angeles, Steven Harrington já fez exposições em Nova York, Los Angeles, Paris, Berlim, Tóquio, entre outras cidades. Seus trabalhos da Califórnia podem ser observados em esculturas, figuras, relógios, roupas, calçados e embalagens. O portfólio de Steven possui um design minimalista em um fundo branco, realçando suas obras brilhantes e seu estilo icônico.
Fonte: Steven Harrington’s website
— Conheça outros criativos em nossa lista de 14 designers gráficos famosos que você precisa começar a seguir no Instagram.
5. Hattie Stewart
Ilustradora e artista de Londres, Hattie Stewart, ficou conhecida por seus “doodle-bombs” ilustrados em capas de revistas. Suas obras inspiradas em desenhos animados são ousadas, divertidas e infantis, com predominância em tons vibrantes. O portfólio de Hattie conta com um design interativo e envolvente, possibilitando que os usuários preencham a primeira página de adesivos e montem um quebra-cabeça com sua ilustração na seção “Sobre”.
Fonte: Hattie Stewart’s website
6. Sergi Delgado
Sergi Delgado é designer gráfico, ilustrador e artista fascinado por tipografia e lettering. Seus trabalhos são inspirados em algoritmos matemáticos encontrados na natureza; movimentos psicodélicos, surrealistas, oníricos, pop; e os maiores truques da arte óptica. O portfólio de Sergi está repleto de animações e imagens experimentais e atraentes com temas psicodélicos que são extremamente divertidos.
Fonte: Sergi Delgado’s website
— Quer deixar seus projetos mais dinâmicos? Conheça uma das tendências do design gráfico para 2022, a tipografia cinética.
7. Tiffany Cruz
Tiffany Cruz é uma designer multidisciplinar nova-iorquina, especializada em branding, movimento e ilustração. Seus trabalhos incluem a criação de logotipos, campanhas publicitárias e tipografia. O portfólio da Tiffany tem um design moderno e possui um conjunto de cartões interativos de adivinhação, cada um deles pode levar você a diferentes projetos nos quais ela trabalhou.
Fonte: Tiffany Cruz’s website
8. Leslie David Studio
Sediada em Paris, a agência criativa Leslie David Studio é especializada em soluções visuais e conceituais em branding, impressão, designs digitais, direção de fotografia e ilustração. Leslie David, designer e diretora de arte, iniciou sua carreira em 2010. Desde então, a agência começou a trabalhar com clientes da indústria de Beleza, Moda, Arte, Estilo de Vida e Música, incluindo Chanel, Isabel Marant, Farfetch, Hermes e Louis Vuitton. O portfólio do estúdio se parece com uma revista de moda com visuais e animações em estilo editorial.
Fonte: Leslie David Studio’s website
9. Timothy Goodman
Timothy Goodman é um designer, artista e muralista de Nova York com um estilo de arte bem característico. Seu trabalho pode ser visto em embalagens, roupas, capas de revistas e paredes. Entre seus clientes mais notáveis estão: Google, Samsung, Airbnb, Netflix, Uniqlo, Target, MoMA, The New Yorker e The New York Times. O site de Timothy apresenta gráficos animados que se movem quando você passa o cursor sobre eles. Seu portfólio exibe ilustrações full width, animações e vídeos.
Fonte: Timothy Goodman’s website
10. Emily Zhao
Emily Zhao é uma designer de Xangai, especializada em branding, identidade visual, animação e design digital. Seu jeito modesto e pacífico é retratado através de um layout simples, fontes elegantes e uma paleta de cores suaves. No site de Emily, é possível ver exemplos de trabalho em tipografia, livros e web design.
Fonte: Emily Zhao’s website
11. Contino Studio
Designer premiado de Nova York, Jon Contino, lidera a Contino Studio que é uma agência criativa especializada em design, branding e identidade visual. O estúdio possui um portfólio com design expressivo, incluindo letras grandes, vídeos, animações, fontes manuscritas e um cursor personalizado. As páginas exibem longas explicações e imagens em tela cheia de seus trabalhos.
Fonte: Contino Studio’s website
12. Tobias van Schneider
Tobias van Schneider é um designer multidisciplinar que trabalha com design de produto digital e identidade de marca. Anteriormente, Tobias trabalhou como diretor de arte e designer de produto principal no Spotify em Nova York, assim como com Red Bull, NASA, BMW, Google, Wacom, Sony, Toyota, Ralph Lauren, entre outros. Ele conta com um portfólio fácil de ler e bem direto, onde cada projeto possui uma legenda curta, um conjunto de imagens e insights sobre a criação deles.
Fonte: Tobias van Schneider’s website
13. Pawel Nolbert
Pawel Nolbert é designer, ilustrador e diretor de arte. Ele é especialista na criação de imagens visualmente ricas através de experimentos com cores. Seus trabalhos foram enaltecidos por marcas e empresas conhecidas mundialmente, como Adidas, Adobe, Apple, Louis Vuitton, Nike, Polaroid, WIRED, etc. No site, a página inicial é artisticamente projetada com visuais full width em cores fortes, e as colaborações de Pawel vão aparecendo enquanto você rola a página.
Fonte: Pawel Nolbert’s website
14. Ylimay Zavala
Ylimay Zavala é designer, diretora de arte e artista do Brooklyn, Nova York. Ela colabora com empresas e indivíduos que prezam pela singularidade, ousadia e criatividade. É possível observar isso em seu portfólio único, que possui fontes divertidas, mudança de cores e visuais autênticos. Ylimay expõe seu trabalho por meio de imagens em estilo editorial e layouts amplos.
Fonte: Ylimay Zavala’s website
15. Ben Eli
Ben Eli é um designer de Londres que trabalha na Lazy Oaf, uma marca independente de streetwear. A inspiração para o seu portfólio foi baseada na estética da cultura pop e da internet, apresentando um layout moderno, fontes misturadas, um fundo gradiente neon e um cursor personalizado. A personalidade de Ben é refletida por meio do design do site, visivelmente no canto inferior direito, onde são exibidos seus álbuns de música preferidos. Você pode encontrar imagens em tela cheia nas páginas do projeto e um rodapé que é capaz de revelar mais detalhes sobre o respectivo trabalho.
Fonte: Ben Eli’s website
— Quem inspira os usuários do Depositphotos? Confira a lista das melhores contas do Instagram administradas por fotógrafos, artistas e designers.
16. Andrada Has
Andrada Has é uma designer da Romênia, fascinada por branding, ilustrações, design de impressão e direção de arte. Ela é uma garota da Geração Z e seu portfólio representa sua essência extrovertida. Andrada possui um site simples e atraente, com páginas desenhadas em estilo de revista com imagens full width e breves explicações sobre o processo de design.
Fonte: Andrada Has’s website
17. Studio Chen Chen
Chen Chen é um estúdio de design gráfico australiano administrado por um casal em Sydney. Graças a diretora criativa de Chen Chen, Olivia Chen, o estúdio possui vasta experiência global e é especializado em branding, identidade visual, design de interiores, site e embalagem. O estúdio tem um portfólio que inclui círculos gradientes interativos elegantes na página principal, fluindo sutilmente para a lista de projetos. Cada página contém uma explicação detalhada do trabalho, imagens em tela cheia e animação.
Fonte: Studio Chen Chen’s website
18. Aries Moross
Aries Moross é designer britânica, ilustradora, diretora de arte e fundadora do Studio Moross. Seu portfólio contém suas obras e estilos mais conhecidos, abrangendo mais de uma década. Seus clientes vão desde festivais de música como Parklife até grandes marcas renomadas como Netflix, Adobe, Adidas, Uniqlo, New Balance e Kiehl’s. Aries é uma pessoa não-binária que deseja dar voz às pessoas não-binárias e LGBTQIA+ no mundo criativo. Isso pode ser notado em seu site com tema de arco-íris e designs vibrantes.
Fonte: Aries Moross’s website
19. Alina Rybacka-Gruszczynska
Alina Rybacka-Gruszczynska é diretora de arte e designer gráfica freelance polonesa formada em arquitetura, o que lhe possibilita trabalhar em diversos tipos de projetos. Os pontos centrais de seus trabalhos são: identidade visual, embalagens, papelaria, cartazes, capas de livros e álbuns, design de web e aplicativos, wayfinding e sinalização, e UX e arquitetura. Seu portfólio premiado diz muito sobre seu diploma de engenharia, com sua grade limpa, cores e combinação de fontes elegantes.
Fonte: Alina Rybacka-Gruszczynska’s website
20. Grif Studio
Grif Studio é um estúdio criativo independente administrado por Shane Griffin, diretor de arte e artista visual de Nova York. O estúdio é especializado em design e animação, produzindo obras originais e videoclipes para marcas famosas como Nike, Apple, Givenchy e Louis Vuitton. O portfólio de Grif tem um design simples que destaca seus trabalhos mais recentes, incluindo imagens, animações e filmes de alta qualidade.
Fonte: Grif Studio’s website
21. Sandro Rybak
Sandro Rybak é um designer gráfico e ilustrador freelancer da Alemanha com grande experiência em publicidade, ilustração editorial e moda. Alguns de seus clientes mais notáveis: McDonalds, Airbnb, Spotify e WIRED. O seu site apresenta uma quantidade ideal de trabalho usando sua técnica de “aerografia digital”. Cada página de projeto conta com uma breve explicação e grandes recursos visuais de alta resolução.
Fonte: Sandro Rybak’s website
22. Tania Yakunova
Tania Yakunova é uma ilustradora, artista e designer premiada de Kyiv, na Ucrânia. Suas obras possuem características infantis, com cores vivas e formas inusitadas. Marcas como Coca-Cola, Apple, Yves Rocher, Upwork e The Washington Post são apenas alguns de seus clientes. Seu portfólio apresenta uma disposição parecida com a do Tumblr, preenchendo o espaço com imagens e permitindo a visualização de vários trabalhos simultaneamente.
Fonte: Tania Yakunova’s website
— Fique por dentro das tendências de design gráfico com estes 15 cartazes urbanos atraentes.
23. &Walsh Agency
Diretora de criação e estrategista, Jessica Walsh administra a &Walsh, uma agência de Nova York especializada em design, estratégia de marca e direção de arte. Na página principal do site da agência, é possível ver um vídeo envolvente com belos elementos metálicos em 3D, incluindo imagens full width de seus trabalhos.
Fonte: &Walsh Agency’s website
24. Jonathan Barnbrook
Jonathan Barnbrook é um designer gráfico, cineasta e tipógrafo de Londres, com uma vasta abordagem envolvendo ativismo, gráfico, tipografia, design industrial e gráficos em movimento. Ele ficou conhecido por criar capas de álbuns de música como a de David Bowie e tipos de letra, como Bastard, Exocet, Mason, False Idol, Infidel e muitos outros. Seu portfólio inclui gráficos em tela cheia de suas obras e exposições mais famosas, e sua página de projeto possui fotografias dispostas artisticamente de cada um dos seus projetos.
Fonte: Jonathan Barnbrook’s website
25. Ana Bea Fernandes
Ana Bea Fernandes é uma designer gráfica que mora entre Londres e Lisboa, apaixonada por branding, cultura e projetos comunitários. Ela trabalha em um estúdio de arquitetura em Londres, o Freehaus, como designer sênior. Suas experiências em artes visuais e design gráfico ganham destaque ao serem utilizadas em seus projetos de design gráfico, pintura e fotografia. Seu portfólio possui um design lúdico, com fontes modernas e miniaturas coloridas.
Fonte: Ana Bea Fernandes website
5 Dicas sobre como criar um portfólio de design gráfico
1 — Coloque seus melhores trabalhos em evidência
Não é preciso incluir todos os seus projetos quando estiver criando o portfólio. Escolha os melhores que mostram suas habilidades mais relevantes para sua área de especialização e que condizem com o trabalho que você está procurando. Se você não possui trabalhos que mostrem o seu potencial, crie-os em seu tempo livre. Irá valer a pena no longo prazo.
2 — Fique atento à plataforma e formatação
Assim como os seus trabalhos, a plataforma de hospedagem e formatação do portfólio possui grande importância. Opte por uma plataforma que disponibilize downloads rápidos e uso de URL de domínio personalizado. Você pode demonstrar sua criatividade e visão artística por meio da formatação. Sendo assim, além de estar sempre alinhado às tendências, seu portfólio deve ser esteticamente agradável e refletir sua personalidade.
— Para mais inspiração, confira os 20 melhores design de site da Awwwards em 2021.
3 — Inclua estudos de caso, feedback de clientes e descrições
Muitos dos portfólios listados acima estão desempenhando um ótimo trabalho, pois mostram o problema, os objetivos do cliente, o processo e o histórico do projeto, além dos desafios que o designer ou estúdio enfrentou durante o desenvolvimento. Você também pode mostrar alguns esboços ou capturas de tela que deram origem ao seu trabalho.
4 — Torne-o pessoal
Personalize seu portfólio com um design que represente sua personalidade e estilo único, para dar aos clientes potenciais uma ideia de quem é você. Além de vender o seu trabalho, você precisa vender sua imagem! Ou seja, tudo o que você adiciona ao seu perfil importa: cores, layouts, fontes, planos de fundo, texto, recursos visuais e até mesmo pequenos detalhes, como um cursor personalizado ou uma tipografia dinâmica.
5 — Mostre todos os projetos
Nem todos os pedidos de projetos que você recebe são capazes de mostrar o seu verdadeiro potencial como designer. Sendo assim, para conseguir melhores empregos e oportunidades pelas quais você está buscando, crie trabalhos pessoais conceituais que evidenciem suas habilidades e visão artística. Isso também irá ajudar a demonstrar seu interesse de ir além para alcançar seus objetivos.
— Para mais dicas sobre como criar um portfólio criativo, visite nosso blog.
Perguntas frequentes sobre portfólio de design gráfico
O que é um portfólio de design gráfico?
Um portfólio de design gráfico é uma série de trabalhos em um formato de fácil visualização que tem como objetivo evidenciar as suas habilidades para clientes em potencial. Geralmente um portfólio inclui a biografia do designer, seus melhores trabalhos, estudos de caso, colaborações e informações para contato.
O que devo acrescentar em um portfólio de design gráfico?
O ideal seria criar um portfólio de design gráfico baseado na sua especialidade, habilidades e no trabalho que você está buscando. Seu portfólio pode incluir ilustrações gráficas, designs de impressão e fontes, tipografia, gráficos para web e vídeo, conceitos visuais e as histórias por trás dos trabalhos. E você também pode criar portfólios PDF personalizados para se candidatar a projetos específicos ou empresas nas quais você deseja trabalhar.
Como organizo um portfólio de design gráfico?
Para criar o melhor layout para seu portfólio, coloque seus melhores trabalhos em evidência. Certifique-se de que eles são relevantes e correspondem ao trabalho em vista. Adicione projetos que divulgam suas habilidades, como ilustrações para anúncios, cartões postais, livros, revistas, capas de álbuns, embalagens ou designs de sites. Amplie seu portfólio com estudos de caso ou descreva o processo criativo por trás do seu projeto.
Quantos projetos deve ter em um portfólio de design gráfico?
Priorize a qualidade à quantidade ao criar um portfólio de design gráfico. É melhor adicionar alguns projetos fortes que evidenciam suas habilidades e sua especialidade, em vez de vários projetos comuns e repetitivos. O número recomendado de projetos em um portfólio é de 5 a 10, mas não mais que 15.
Qual o tamanho ideal de um portfólio de design gráfico?
O tamanho ideal é de 10 a 20 páginas, mas não mais que 30. Esse é um bom tamanho para que você possa contar a sua história e mostrar de 5 a 10 projetos ou estudos de caso mais os detalhes do processo de criação.