Maria  Sibirtseva
Maria Sibirtseva

04\09\207 min

Aprimore Suas Fotografias de Interiores Com Dicas e Truques Fáceis 

A fotografia de interiores pode ser complexa, ainda mais durante a pandemia. De tanto ficar em casa, é difícil encontrar criatividade e ser produtivo olhando para as mesmas coisas. Além disso, a luz do dia pode não ser suficiente para tirar fotos nítidas e de alta qualidade, além de muitas outras limitações existentes nas fotografias de interiores. Mas isso não significa que você não deve tentar.

Com os nosso truques e dicas compartilhados nesse artigo, você irá tirar fotos incríveis em ambientes fechados. Eles são super fáceis de realizar e bastante úteis para dar aquele toque profissional em suas fotos.

 

1. Balanço de branco é essencial ao tirar fotos de interiores

Você já percebeu que a maioria das fotos tiradas em ambientes fechados por amadores, parecem amareladas ou azuladas? Essa é uma das falhas, não regular o balanço de branco na hora de tirar a foto faz com que as imagens não saiam profissionais, além de ter baixa qualidade.

Improve Your Indoor Photography With These Easy Tips And Tricks

O balanço de branco é bem desafiador quando o lugar em que você está não possui janelas ou portas que entrem luz natural. Embora a maioria das DSLRs e câmeras sem espelho possuam ajuste automático, ele não terá um desempenho efetivo quando se tem pouca luz. E nestes casos, não resta mais opções a não ser ligar as iluminações artificiais do lugar e ajustar as configurações da câmera manualmente.

Para se ter a temperatura de cor correta nas fotografias de ambientes internos, você precisa saber qual o tipo de iluminação está presente no local, se é iluminação incandescente ou fluorescente. Tendo essa informação é preciso ajustar o balanço de branco conforme o tipo.

 

2. Use janelas e portas

Se o local em que você estiver gravando possuir algum tipo de iluminação natural, pode se considerar uma pessoa de sorte, pois você não precisará ajustar as configurações da câmera. O que irá te permitir ter mais concentração para que a sua sessão fotográfica seja criativa e original.

Mas, nem tudo é um mar de rosas, nem sempre você terá um local bem iluminado. Uma solução é buscar por janelas e portas que dão pra rua, para que você consiga aproveitar ao máximo a luz natural.

Fique atento ao tipo de luz que está incidindo no local. Durante o dia, a luz natural muda a cada minuto e isso pode afetar seu trabalho. Como exemplo disso temos o sol do meio-dia, que pode causar sombras fortes e deixar sua foto com um aspecto mais banal. Mas programando sua sessão fotográfica logo pela manhã ou antes do sol se pôr, você conseguirá fotografar durante a hora dourada. Nessa hora, a luz incidente é suave e suas fotos terão um aspecto mágico, com um brilho dourado. Imagina a quantidade de fotografias criativas e mágicas que você poderá capturar durante essas horas!

stock photo interior light

 

3. Brinque com a luz para obter fotos criativas

Durante a pandemia, onde o confinamento é essencial, a fotografia pode ser muito entediante e desafiadora. Mas diante dessas limitações, muitos continuaram a criar e conseguiram fazer séries de fotos impressionantes. Alguns fotógrafos tiveram que reinventar sua rotina, outros fizeram still life e capturaram imagens conceituais com objetos improvisados de casa.

Outra maneira criativa de se tirar fotos é brincar com a luz. Fotografe durante o crepúsculo ou durante a hora azul e conte histórias curiosas sobre as sombras presentes. Elas acrescentam profundidade nas fotos e as deixarão com um ar autêntico.

Essa abordagem possibilitará que você experiencie a fotografia de interiores e também receba algumas oportunidades. Como exemplo, o Depositphotos lançou um concurso de fotografia recentemente “Autenticidade 2.0” tendo como objetivo explorar a autenticidade através dos olhares dos fotógrafos. O prazo para as inscrições é dia 31 de agosto.

Para conhecer as regras e requisitos do concurso, veja este guia.

 

4. Use refletores nas sessões de fotografia de interiores

Se seu ambiente interno não possui luz suficiente, você terá que compensar com diferentes ferramentas e truques para conseguir imagens interessantes e de alta qualidade. O refletor está entre estas ferramentas preciosas. Existem equipamentos caros, mas este não é o caso do refletor. Além disso, ele poderá te auxiliar na qualidade da sua fotografia em ambientes internos, principalmente ao fotografar retratos.

Com o refletor você consegue ajustar a luz, deixando-a mais leve ou mais pesada. Você também controla a intensidade da luz e pode criar até mesmo realces para mostrar o volume ou a forma do objeto que está sendo fotografado.

 Inclusive, com um refletor você pode fotografar produtos ou fotografar comida. Dependendo da superfície do refletor (branco, preto, dourado ou prata), você consegue mudar o tom da cor em sua sessão para tons mais quentes ou mais frios, assim como destacar as sombras para fotos mais escuras.

Turkish coffee in Cooper with decorations stock photo

 

5. Siga as regras de composição para fotografias de interiores incríveis

A fotografia de interiores exige criatividade e inspiração para ter uma aparência profissional. Mesmo quando você estiver entusiasmado com a sessão fotográfica, não pode se esquecer das regras básicas de composição. Elas proporcionarão ferramentas e a chance de experimentar durante seu trabalho.

Não importa se você está apenas começando com a fotografia, mas em algum lugar você já deve ter ouvido falar em regra dos terços, proporção áurea e algumas outras regras de composição que auxiliam na melhoria das suas fotos. Não se esqueça delas quando for se preparar para um sessão fotográfica. Reserve um tempo para fazer uma lista de tarefas com antecedência para que, durante a sessão, você consiga usufruir do processo e não se estressar por conta de acessórios e outras questões.

 

6. Aproveite ao máximo os acessórios e os detalhes que estão no local 

Ainda que a fotografia em ambientes fechados seja sempre um desafio, ela também possui muitos aspectos positivos. Seja no escritório, em casa ou até mesmo no estúdio, você sempre terá possibilidade de usar os acessórios do local para sua sessão de fotos.

Já pensou em usar utensílios de cozinha para criar uma composição? Aventais, toalhas, talheres, louças e tábuas possibilitam que você produza camadas e adicione texturas à sua foto, deixando-a com o aspecto mais atraente.

Caso você possua um banheiro cinematográfico ou que aparenta ser antigo, poderá criar imagens instagramáveis como a maior parte dos blogueiros fazem. Encher sua banheira com espuma, colocar velas e flores e fazer uma fotografia de interiores, poderia receber muitas curtidas e compartilhamentos nas redes sociais.

Basta dar uma olhada ao redor da sua sala e contemplar as mais variadas perspectivas para sua fotografia de interiores. É só você imaginar as possibilidades e aproveitar os acessórios e o espaço que tem a sua volta.

tender portrait stock image

 

Resumo

Se você deseja coordenar suas habilidades, enriquecer seu portfólio ou até mesmo realizar as orientações do seu cliente, essas dicas e truques fáceis de fotografia de interiores podem te auxiliar na melhoria de suas fotos. Não se esqueça de seguir as regras de composição e ajustar as configurações da sua câmera, esse é um dos primeiros princípios. No entanto, quando você tiver domínio sobre todas essas coisas, elas vão se tornar mais naturais para você e assim, estará livre para quebrar regras e elevar o nível da sua fotografia de interiores.

Related Articles