29\05\199 min

A chave do que fazer e do que não fazer para um bom design de logo

A parte mais importante de começar qualquer novo negócio é a sua marca. Ter uma marca boa e consistente elevará você de amador a profissional. Sua marca irá acompanhá-lo em todos os lugares, desde cartões de visita e seu site, até sua presença na mídia social e até mesmo seu produto. Qual a âncora de uma boa marca? Um bom logotipo.

Contratar um profissional para projetar seu logotipo pode ser caro, especialmente se você estiver apenas começando. Felizmente, existem ferramentas e recursos para criar logos on-line para ajudá-lo a criar uma grande marca por uma fração do custo. Reuni alguns dos meus principais “Fazer e Não Fazer” de um bom design de logotipo para ter em mente ao criar seu logotipo:

FAZER

1. Faça seu logo legível e claro

Seu logotipo deve ser fácil de ler. Parece simples, mas quantas vezes você se esforçou para ler um logotipo com uma fonte cursiva? Há um café perto de onde eu moro com um letreiro escrito à mão do lado de fora, e eu sinceramente não sei como eles são chamados, apesar de passar por ele todos os dias.

Se todos puderem ler seu logo, você não estará alienando os que têm pouca visão ou aqueles que não compartilham um idioma nativo com você. E quanto mais pessoas puderem ler seu logotipo = maior será seu público potencial.

Uma boa maneira de testar isso é imprimir o seu logo em papel de tamanho normal e ver se você pode lê-lo ou pelo menos reconhecê-lo, do outro lado da sala. Você pode usar ícones e toques de cor para ajudar a aumentar sua legibilidade à distância. Todo mundo pode reconhecer o ícone do McDonalds de todo o caminho da estrada – seu objetivo deve ser semelhante.

Mcdonalds-golden-arches-logo

2. Use metáforas visuais no design do seu logo

No design, uma metáfora visual é uma representação de uma ideia. Ao criar uma marca própria, uma metáfora visual pode ser usada para mostrar a seus clientes em potencial quem você é e o que você faz. Por exemplo, se você vender flores, poderá incluir um buquê de flores em seu design.

Metáforas visuais também podem ser conceituais. O logotipo da Amazon apresenta uma seta sob o nome da marca. As setas transmitem uma sensação de urgência e são frequentemente usadas para representar viagens ou mover as coisas para a frente. Esta seta nos diz que a Amazon nos entregará as coisas rapidamente. Mas não é apenas uma flecha! Olhe de novo e nós podemos ver que a flecha é também uma reminiscência de um sorriso, nos mostrando que a Amazon nos fará felizes com o seu serviço.

Amazon logo with arrow/ smile

O que você deseja que sua empresa represente? Como você quer que seu serviço faça as pessoas se sentirem? Como você pode visualizar essas coisas?

3. Pense nas cores da sua marca

Se você quiser usar cores no seu logotipo, vale a pena criar uma paleta de cores da marca. Não é tão assustador quanto parece – uma paleta de cores de marca é apenas quatro ou cinco amostras de cores que você usa em todo o seu trabalho. Escolhendo suas cores, você ajuda a construir uma identidade de marca. Veja a paleta de cores da marca do Google abaixo:

Google brand color palette

Mesmo sem ver o logotipo, provavelmente poderíamos adivinhar que essa paleta de cores era do Google. Ao usar essas quatro cores de maneira consistente em todos os produtos, o Google criou um reconhecimento instantâneo da marca.

Google-G

Embora seja improvável que você seja tão reconhecido quanto o Google em breve, vale a pena dar uma aula sobre cores da marca a bordo. E não se esqueça de que cada cor tem significados e conotações. Azul é uma cor calma e pacífica, enquanto amarelo é brilhante e ensolarado. Leia sobre Psicologia das Cores e o que isso significa para a sua marca, para ajudá-lo a escolher uma paleta de cores que funcione para o seu negócio.

4. Pense em aplicações de logo

Ok, um pouco da fala de um designer aqui, mas tenha paciência comigo: pense sobre seus aplicativos de logotipo, em particular o seu Preto e Branco (B & W) e suas opções de branquear.

Deixe-me explicar. Você tem um logotipo, parece ótimo em cores. Esta é uma ótima notícia para coisas como a internet, mas e se você precisar imprimi-la em um documento em preto e branco? Ainda parece tão bom? E se você quiser sobrepor o logotipo em cima de uma imagem? Ainda parece bom?

P&B basicamente significa “seu logotipo, mas apenas em preto” e Branquear significa “seu logotipo, mas apenas em branco”. Dê uma olhada nos exemplos abaixo do logotipo do Instagram para ver o que quero dizer:

Instagram logo in regular, Black & White, and Whiteout applications

É por isso que os logotipos com um forte contraste de cores ou contornos definidos tendem a ser mais populares – porque eles se traduzem melhor em aplicativos P&B e White Out. O logotipo da Olimpíada de Londres 2012 parece ótimo em cores, mas quando traduzido em um aplicativo P&B, ele se torna uma bolha.

London 2012 Olympics logo in regular and Black & White color applications

E, embora você possa estar pensando “isso não se aplica a mim, meu logotipo é apenas para o meu website”, nunca é demais pensar no futuro. Quem sabe quão grande o seu negócio pode crescer? É bom manter suas opções em aberto.

5. Seja consistente

Seu logo define quem você é como marca e deve ser usado para orientar o design da marca. Ele é uma âncora de marca, não um gráfico isolado. A maneira mais fácil de fazer isso é com fontes. Se ele usa a fonte “Gotham”, por exemplo, seus cartões de visita também devem usar a fonte “Gotham”.

Se o logo tiver muito espaço em branco, sua marca também deve usar espaço em branco. Vamos olhar para o Google novamente. O logotipo do Google é muito limpo, com muito espaço em branco entre as letras. A fonte também está em negrito.

Agora, quando você olha para a página inicial do Google, também vê espaços em branco e fontes em negrito:

Google-logo

Essa consistência é uma maneira muito fácil de se estabelecer como uma marca profissional. Assim que a aparência da sua marca for estabelecida, você poderá distribuí-la em todos os seus materiais promocionais e de marketing, bem como em seus próprios canais de mídia social.

NÃO FAÇA

1. Não pense demais no seu logo

Ao criar um logotipo, é muito fácil se envolver nos detalhes dos minutos. E se eu movesse o ícone dois pixels para a esquerda? E se o texto fosse 5% menor? E se eu fosse mais esperto com esse design? A lista continua.

A maioria das pessoas só vai olhar para o seu logotipo, não desconstruí-lo. Então, enquanto vale a pena se esforçar para garantir que seja bom, você não precisa perder o sono por causa disso. Você não precisa reinventar a roda para criar um bom logotipo. Se você se surpreender, dê um passo atrás e obtenha uma segunda opinião. Às vezes tudo que você precisa é de um novo conjunto de olhos.

2. Não copie um logo existente

Seu logotipo deve ser exclusivo para você. Isso significa que deve ser baseado em criatividade, não em um site de competidores. Não há problema em se inspirar em outras pessoas em sua área, e você deve fazer alguma pesquisa sobre a concorrência como parte do processo de desenvolvimento de sua marca, mas seus clientes querem que você seja você – o que não é uma má imitação de outra pessoa.

KFC ‘We’re Flattered’ advertising campaign from Mother London

3. Não faça muita coisa com o seu design

Um logo carregado de informação é um logotipo ruim. Tente manter seu design o mais simples possível. Isso significa que você não usará quatro ícones, três fontes e sete cores.

O logotipo da Starbucks é um ótimo exemplo de reduzir um design ao essencial:

starbucks-logo-evolution

O logotipo original estava muito carregado, com muitas palavras e uma ilustração detalhada. O logotipo de hoje é muito mais simples, mas ainda assim instantaneamente reconhecível. Pouco é muito mais.

Acha que pode dominar os bons e maus donativos do design de logotipo? Ao começar com um logo forte e uma marca definida, você está facilitando a criação de sua empresa, especialmente se decidir fazer seu próprio PR ou marketing. Um logotipo forte também ajudará o bom e velho boca-a-boca. Quanto mais pessoas puderem identificar e reconhecer sua marca, mais fácil será envolvê-la como público-alvo ou consumidor – ou seja, quanto mais bem-sucedido for seu negócio.

Lista de verificação de design de logotipo:

  • Meu logo é claro, legível e fácil de ler
  • Meu logo diz quem eu sou e o que eu faço
  • Meu logo se encaixa com as cores da minha empresa
  • Meu logo tem opções P&B e White Out
  • Meu logo é simples
  • Pedi uma segunda opinião de uma pessoa que confio sobre o meu logo
  • Meu logo é único para mim
  • Meu logo me deixa feliz

Vá em frente e crie logos incríveis!

Related Articles