Equilíbrio no Design: O que é e por que você precisa dele
Ao pesquisar mais sobre o equilíbrio no design, dei de cara com uma imagem que explicava lindamente a falta que ela fazia em uma ilustração minimalista, com isso me livrei da pressão de escrever uma introdução elaborada:
Você sabe que algo está errado nesta imagem, a escala irá se inclinar claramente. Não é apenas o tamanho dos quadrados que mostra isso, são as cores também. Embora este seja um exemplo óbvio, o equilíbrio às vezes é difícil de alcançar tanto no design quanto na fotografia, porque é um princípio fundamental que precisa ser explorado mais.
Neste artigo, iremos abordar todos os fundamentos do equilíbrio no design e, mais importante, iremos elaborar o motivo pelo qual existe tanta ênfase em mantê-lo em suas obras de arte e imagens. O equilíbrio visual é, assim, o elemento mais óbvio para começar, se você quiser melhorar suas composições.
O que influencia o equilíbrio visual?
Esta lista é baseada nas obras de Rudolph Arnheim, que era autor dos princípios psicológicos da arte.
Tamanho dos objetos: Objetos maiores sempre irão desequilibrar a balança
Forma: formas regulares vs irregulares
Forma e espaço: formas favoráveis pesam mais que espaço negativo
Isolamento: Isolamento no espaço também afeta o equilíbrio
Densidade: muitos objetos pequenos podem equilibrar um grande
Cor: cores mais quentes são mais pesadas que as mais frias
Valor: objetos mais escuros sempre serão mais pesados que os claros
Interesse intrínseco: complexidade adiciona mais peso visual
Profundidade: mais profundidade de campo significa mais peso visual
Peso físico percebido: Pense em carro vs pena
Localização ou posição: O peso visual aumenta quanto mais longe um objeto estiver do centro
Orientação: Vertical é mais pesado que horizontal. Quem sabia?
3 tipos de equilíbrio no design
1. Equilíbrio simétrico
Este é talvez o tipo mais comum e facilmente interpretável de equilíbrio, onde o peso visual de uma composição é distribuído uniformemente em todas as direções. Você pode desenhar uma linha vertical ou horizontal através do desenho e o equilíbrio visual ainda será perfeitamente simétrico. Este tipo de composição é muito bem equilibrada e dá a sensação de composição “perfeita”.
Vale a pena notar que o design simétrico não é necessariamente o mais interessante. Embora o olho humano seja atraído por esse tipo de simetria, ele pode ser entendido como chato devido à falta de um ponto focal sólido. Também é interessante ressaltar que algo tão pequeno como a mudança de cores na composição do equilíbrio assimétrico pode prejudicar a composição, tornando-a mais pesada em um lado.
2. Equilíbrio assimétrico
Equilíbrio assimétrico é o gesto intencional para criar uma sensação de tensão e movimento em um desenho ou fotografia. Geralmente isso significa que diferentes elementos ou pontos focais não são distribuídos uniformemente como em uma composição simetricamente balanceada. Com uma visão superando a outra, você ainda tem uma sensação de equilíbrio.
Esse tipo de equilíbrio é melhor descrito como um grande número de pequenos objetos que equilibram um grande. Não é equilibrado, mas seus olhos o interpretam como tal. Esse tipo de composição cria um interesse visual que é um pouco mais atraente porque é inesperado.
3. Desequilibrado
Seguindo o nosso tema de rebeldia esta semana, designers experientes levam o equilíbrio um passo adiante para não incorporar nenhum sentido (ainda assim parecer atraente aos olhos). Obras de arte ou fotografias desiguais sugerem movimento e ação. O espectador fica um pouco desconfiado e muitos até desconfortáveis porque algo não se encaixa, mas ele ou ela é atraído pelo design porque é muito incomum.
Este tipo de equilíbrio em design e fotografia é realmente destinado a desafiar as regras convencionais. Isso definitivamente chama a atenção e faz o espectador pensar. No entanto, este equilíbrio no design é o mais difícil de conseguir, porque as coisas podem rapidamente dar errado e parecer uma bagunça.
Terminando com uma boa nota
Cobrimos o básico e, se você tiver interesse em mais informações sobre esse tópico de princípios de design, consulte nosso artigo sobre conceitos básicos de design para fotógrafos. Há muito o que abranger, mas dominar o equilíbrio no design leva você a novos caminhos com coisas para experimentar e uma nova maneira de olhar para o seu trabalho. Todos os elementos incluídos geram uma sensação de peso. O modo como você equilibra esses elementos é o que irá dar certo ou errado em suas composições.