20\09\1914 min

Como usar fotos de bancos de imagem nas redes sociais

Então você está pronto para usar mais fotos de banco de imagem nas redes sociais, mas não sabe como fazer sem que pareçam … bem … fotos de banco de imagem! Não tenha medo, porque nesta publicação vou compartilhar algumas dicas e estratégias para usar fotos de forma transparente como parte de sua marca. E algumas armadilhas que deve evitar.

Pode ser um desafio produzir fotos de qualidade suficientes para sua empresa ou marca. Você não precisa apenas encontrar conteúdo visual para seu blog e site, mas hoje em dia parece que precisamos produzir um fluxo interminável de recursos visuais para nossos feeds do Facebook, artigos do LinkedIn, Twitter, o Instagram sempre perfeito (é claro !) e todas as coisas sociais.

Então, você se vira para as fotos de banco de imagem e você – como a maioria de nós – luta para criar uma ‘aparência’ para a sua marca que não grita “foto clichê”.

Sim, encontrar fotos pode prejudicar o seu tempo e criatividade. Especialmente se você não é um designer.

Felizmente, nem tudo é clichê de fotos sombrias e bregas. As fotos podem ser atraentes, envolventes e divertidas … se você souber usá-las. Esta publicação chegou para a sua salvação!

Vou detalhar 7 dicas para usar fotos de banco de imagem nas redes sociais (e no seu marketing), para que não pareçam mais fotos de banco de imagem!

E compartilharei algumas armadilhas para evitar ao trabalhar com fotos de banco de imagem. Vamos nessa:

7 maneiras de usar fotos de banco de imagem nas redes sociais

Para que as fotos de banco de imagem não sejam detectadas como “fotos de banco de imagem” em suas postagens de mídia social, elas devem ser

  • relevante para o conteúdo sobre o qual você está postando
  • consistente com sua marca
  • único o suficiente para chamar a atenção

É mais fácil falar do que fazer, mas as dicas a seguir ajudarão você desde o início ao pesquisar (e postar) fotos em plataformas sociais:

1. Pense fora da caixa com a pesquisa

A fotografia de banco de imagem foi projetada para ser usada para vários usos por vários usuários. Isso significa que as imagens que você escolhe não são unicórnios especiais. Elas não são exclusivas do seu projeto, produto ou anúncio, seu negócio ou mesmo seu setor.

Com isso em mente, é mais importante do que nunca procurar fotos usando palavras-chave específicas ou incomuns. Assim, você tem a melhor chance de as imagens exibidas na pesquisa serem menos propensas a parecer o feed de notícias de todo mundo.

Por exemplo, em vez de escolher esta imagem na página 1 de uma pesquisa para o verão:

how to use stock photos for social media

Ou esta imagem clássica de chapéu, chinelos e areia na praia:

summer photos for social media

Eu posso aprofundar minha pesquisa e usar palavras-chave extras. Pensando bem, tentei as palavras-chave miniatura + verão, para criar esta gema fotográfica:

summer photos for social media

E, se eu rolar a página para baixo, posso ver imagens em miniatura mais divertidas da mesma série pelo mesmo fotógrafo, @nito103.

Summer Ice Cube Drink (Miniature People)

Se a areia da praia é a sua cara, há muito mais imagens de onde elas vieram.

stock photos for social media

A mesma abordagem também funciona para gravações em vídeo – quanto mais específico você for, mais únicos (e atraentes) serão os resultados da pesquisa.

Use termos de pesquisa como estes para encontrar imagens incomuns:

Ponto de vista – use a vista aérea, drone e panorâmica para encontrar imagens de cima. Use a visão de um verme ou os ângulos do solo para imagens de baixo. E use o POV para imagens tiradas pelas lentes do ponto de vista de outra pessoa.

Tempo – use períodos de tempo como 50/50, 60/60 ou palavras como retrô ou nostalgia para encontrar imagens do passado. Use o pôr do sol, o nascer do sol ou a hora dourada para encontrar belas imagens iluminadas com aquele brilho logo após o nascer do sol e logo antes do pôr do sol.

Idade – use crianças, idosos, adultos ou adolescentes e muito mais para restringir sua pesquisa.

Associação – use palavras ou categorias relacionadas. Coração por amor, pomba por paz, desejo por viajar. Faça um brainstorm de idéias para ser criativo.

Cor – do verde azulado ao rosa, ao preto e branco e tudo mais, a adição de cores ao filtro de pesquisa pode ajudá-lo a encontrar rapidamente imagens que correspondem à sua marca.

Fotografia divertida – use termos divertidos de fotos como miniatura ou mudança de inclinação (o efeito fotográfico que dá a perspectiva de “miniatura” que vimos acima). Use bokeh ou desfoque ou longa exposição (para fotos de longa exposição) para citar alguns.

Esta é apenas uma amostra dos muitos termos de pesquisa que você pode usar. Você é limitado apenas por sua criatividade. E não tenha medo de misturar algumas palavras-chave para encontrar imagens realmente originais.

2. Escolha fotos para combinar com seu feed

Reserve um tempo para pensar sobre a aparência que você deseja (e para onde deseja seguir adiante). Em seguida, pesquise imagens que correspondam a essa meta.

Se você escolher fotos que correspondem ao estilo de suas fotos ou imagens existentes, elas parecerão menos “atarracadas” e seus seguidores começarão a reconhecer seu estilo.

O Tailwind tem uma conta brilhante e alegre do Instagram que usa imagens peculiares e incomuns que se destacam. As imagens são escolhidas para corresponder ao estilo de cor do feed, ou seja, muitas cores fortes e brilhantes.

Usando fotos de banco de imagem com uma diferença faz com que as imagens se pareçam menos com fotos de banco de imagem e mais com algo em que você deseja clicar:

Tailwind Instagram Account

Eles acompanham as imagens divertidas com ótimas legendas:

https://www.instagram.com/p/B0qZx6on2ox/

Observe como as postagens sem texto são muito atraentes. Esta postagem não inclui nenhum texto, mas ainda chama nossa atenção com uma imagem brilhante, atraente e peculiar que grita “é hora”.

https://www.instagram.com/p/B0on6Ohnk82/

 

O post anuncia que uma Live do Facebook está prestes a começar. Quando uma imagem chama sua atenção, é mais provável que você pare e leia a legenda … e assista a Live do Facebook.

As fotos de banco de imagem podem nos fazer parar, ler e agir – quando você escolhe as corretas.

Como você pode começar a usar fotos de banco de imagens para combinar com sua marca? Talvez sua marca seja bastante feminina com tons de rosa e você esteja procurando algumas fotos para adicionar citações inspiradoras. Você pode usar as palavras-chave flatlay e pink para encontrar imagens para escolher, assim:

Search for Pink + Workspace + White Space

Como alternativa, você pode postar muitas imagens com iluminação intensa ou “brancas” que são muito limpas e frescas. Você também pode procurar esse estilo:

Workspace (white) images

Do neon ao retrô e do clássico ao preto e branco, explique com sua pesquisa para encontrar imagens que correspondam à sua vibração.

Quando você tem um tema de cores para combinar, pode ser mais fácil restringir sua escolha de fotografia e combiná-la com seu feed. Basta adicionar a cor à sua pesquisa por palavra-chave (ou usar a ferramenta de cores disponível na maioria das bibliotecas de materiais) e você estará pronto!

3. Use fotos do mesmo fotógrafo ou série

Depois de escolher uma estética para suas imagens – e você encontrar uma foto de banco de imagem correspondente – volte para ver mais. Você já fez o trabalho duro para encontrar o estilo e a aparência certos com a primeira foto. As chances são de que o mesmo fotógrafo tenha mais fotos semelhantes prontas para você em sua galeria.

No exemplo a seguir no Instagram, você pode ver que as últimas 6 fotos no feed do @Depositphotos têm um filtro ou qualidade estética semelhante:

Depositphotos Instagram

Se você olhar mais de perto, as 1ª, 2ª e 4ª fotos desta série são todas tiradas pelo mesmo fotógrafo – @maximleshkovich.

Se eu procurar o mesmo fotógrafo no Depositphotos, vejo dezenas de imagens que corresponderiam perfeitamente ao mesmo estilo de feed do Instagram:

Search for Maximleshkovich Images, Depositphotos

Da próxima vez que encontrar fotos de que goste, não se esqueça de procurar mais do mesmo fotógrafo!

4. Misture fotos de banco de imagens com as suas próprias fotos

Não divulgue seu feed com fotos e mais fotos de banco de imagens. Misture-os com suas próprias fotos ou fotos de sessões personalizadas que você faz para sua marca pessoal ou fotografia de produto. Você também pode adicionar algum conteúdo gerado pelo usuário (com permissão).

A chave para usar a fotografia com moderação é planejar com antecedência. Por exemplo, se você estiver postando no Instagram, determine com que frequência você usará uma foto de banco de imagem versus suas próprias imagens. Siga um cronograma e use algumas das outras dicas nesta postagem para garantir que as fotos combinem bem com as imagens principais.

5. Escolha fotos que permitem adicionar sobreposições

Desde a adição de um cabeçalho à sua imagem do Pinterest até a criação de uma imagem de citação, geralmente adicionamos texto às imagens nas mídias sociais. Também podemos adicionar ícones e ilustrações e elementos de design.

Quando você adiciona texto e ilustrações, pode transformar uma simples foto que não parece tão “banco de imagem”.

As fotos de banco de imagens podem ser fabulosas para adicionar contexto às citações. Basta procurar imagens com espaços em branco relacionados ao seu tópico. No exemplo a seguir, eu queria um espaço em branco real na imagem, para que o design final correspondesse ao meu feed do Instagram:

https://www.instagram.com/p/By8r0jGH8aO/

Ao procurar imagens de fotos adequadas para adicionar sobreposições, use termos como copy space ou espaço em branco para encontrar imagens que permitam espaço para adicionar texto.

Muitas vezes, pode ser uma boa ideia usar as fontes da sua marca nas fotos de estoque se estiver criando imagens para o Pinterest, para que seus seguidores possam reconhecer e se identificar com seu conteúdo.

Outro ótimo exemplo de empresa que usa fotos de forma eficaz em seus feeds (com sobreposições) é Later neste post:

https://www.instagram.com/p/BrQ8MNKHGbS/?utm_source=ig_embed

Usar uma foto de banco de imagem de um avião foi uma maneira eficaz de mostrar o novo recurso de contagem regressiva do Instagram para o Instagram Stories – adicionando o adesivo gráfico para efeito.

O feed de Later é uma mistura de suas próprias fotos, conteúdo gerado pelo usuário da comunidade e fotos de banco de imagem cuidadosamente selecionadas:

Later Instagram feed including stock photo image.

Misturar fotografias de bancos de imagem com outros conteúdos personalizados e com curadoria em seu feed do Instagram pode ser uma jogada inteligente. Uma maneira estilosa de atrair o público.

Dica quente: planeje seu conteúdo com antecedência para encontrar fotos que se ajustem à vibração e à estética do seu feed – em qualquer plataforma.

6. Não esqueça das ilustrações

É tentador focar no lado “foto” da fotografia, mas há muito mais por trás da pesquisa de palavras-chave, incluindo ilustrações e gráficos vetoriais. Você pode encontrar alguns gráficos e elementos muito legais que podem ser usados em seus designs (ou mesmo ao lado da fotografia de banco de imagem).

Recentemente, procurei e pesquisei fotos de equipes para uma postagem no blog que estava escrevendo. Mas continuava aparecendo vazio (além de encontrar um monte de fotografias clichê).

Então, virei minha pesquisa para usar o termo hipster + pessoas + vetor para me divertir um pouco, e algumas ilustrações apareceram entre as fotos sugeridas. Incluindo esta:

illustration of people for social media

Usando meu próprio conselho da dica nº 3 acima, cliquei em Same Series – Kublo e encontrei muito mais imagens hipster que eu poderia usar.

Depositphotos Same Series

Eu até achei acessórios hipster, o que me fez rir. Infelizmente, faltava o ícone de torrada de abacate {piscadinha}.

Voltando para o meu post no blog … eu pude usar duas imagens diferentes e combiná-las no design único para retratar uma “equipe” de descolados. Ao fazer isso, criei uma imagem única que se destaca nas mídias sociais.

Socially Sorted Blog Post using Stock Images

Portanto, na próxima vez em que você ficar sem saída e quiser criar algo um pouco diferente, confira as incríveis ilustrações vetoriais na sua biblioteca de ações.

7. Use mock-up de bancos de imagem

Use mock-ups de bancos de imagem em suas postagens sociais. Essas são as imagens de banco de imagem que apresentam um produto (como iphone, laptop, tela do iMac, camiseta ou xícara de café – com a opção de adicionar uma imagem à tela de tecnologia do espaço reservado, camiseta ou xícara de café.

Se você precisar adicionar um anúncio ou mostrar algo em suas plataformas online, os modelos podem funcionar muito bem.

Posso procurar um modelo usando palavras-chave. Por exemplo, se minha marca tiver amarelo, eu poderia procurar mock-up + iMac + amarelo. O resultado me dá imagens como esta;

Depositphotos 59308991 m 2015

Você também pode fazer sua própria sessão de fotos e usar as fotos resultantes da mesma forma que faria para maquetes de fotos. Aqui está um exemplo do @TheInstagramExpert. Basta alternar a captura de tela que deseja exibir e adaptar a imagem para diferentes plataformas e postagens ao longo do tempo.

Dicas rápidas finais: 

Aqui estão algumas dicas rápidas extras para ajudar você a encontrar fotos que não se parecem com fotos nas mídias sociais.

  • Use Coleções selecionadas – de fotos (como esta e esta) para encontrar idéias.
  • Cortar e dar zoom – se houver uma parte da foto que você não goste ou não permita que seja coesa com a sua marca, corte-a! Dar zoom em uma parte da imagem altera a perspectiva.
  • Adicione um logotipo para criar o seu próprio estilo – não exagere nas imagens, mas adicionar um logotipo pequeno ajuda seus seguidores a reconhecer seu conteúdo e clicar nele!
  • Use fotos humanas não bregas – escolha imagens “humanas” autênticas e relacionáveis. Eles existem e, se você usar a dica nº 1, poderá encontrá-los. Tudo se resume à estratégia de pesquisa inteligente e ao uso das palavras-chave certas ou dos recursos avançados de pesquisa.
  • Use uma sobreposição de cores – se você não consegue combinar uma foto de banco de imagem, o esquema de cores, é um ótimo truque! No seu software de design, como o Photoshop ou o Crello, adicione uma camada de forma ou cor sobre a imagem na cor da sua marca ou cor preferida. Em seguida, reduza a opacidade para que a imagem apareça, mas com um novo tom!

Pronto para começar a ser criativo com as fotos de banco de imagem? Agora você sabe como começar a usar fotos chamativas e atraentes que nos farão parar de rolar a tela e prestar atenção!

Related Articles