21\05\196 min

10 Filmes Esteticamente Agradáveis ​​para Fãs de Design e Fotografia

De onde você tira inspiração? Natureza, pessoas, fotografia ou talvez filmes? Para uma pessoa criativa, esta é uma excelente fonte de ideias, desde a motivação, o estilo de vida e os obstáculos de uma personagem até à trama, ângulo de filmagem, comprimento dos fotogramas e efeitos visuais.

Para aqueles que precisam de uma maneira relaxante de absorver inspiração, criamos a melhor lista de filmes esteticamente agradáveis. Suas paletas de cores, enquadramento, estilística e técnicas artísticas motivarão você a criar obras e projetos dos quais você se orgulhará.

 

O Grande Hotel Budapeste (2014)

Não há dúvida de que “O Grande Hotel Budapeste” do diretor americano Wes Anderson é o filme mais esteticamente agradável no espaço de cinco anos. Cores pastel, estilo visual sofisticado, fotos simétricas, direção acadêmica – tudo isso cria um ambiente de um filme vintage, sempre de acordo com a estética de Wes Anderson.

Para designers e fotógrafos, este filme serve como um ótimo exemplo de como criar um mundo completamente diferente com a ajuda de composição e efeitos visuais.

O Último Imperador (1987)

“O Último Imperador” é imperdível para todos que trabalham com recursos visuais. É um filme com estética oriental tradicional: abundância de elementos e padrões, simetria, grandeza e dinâmica. Dentro do tema oriental, a paleta de cores desempenha um papel não menos decisivo. Por exemplo, prevalecendo vermelho na cultura chinesa e, em geral, simboliza felicidade e alegria. Esta não é apenas uma característica do filme “O Último Imperador”. Curiosamente, quando combinado com amarelo ou ouro, significa uma boa sorte e prestígio, enquanto o preto é uma cor neutra. Assim, ao criar desenhos ou tirar fotos em um estilo oriental, é igualmente importante prestar atenção às formas e cores com o simbolismo.

La La Land (2016)

Para uma dose de inspiração na estética dos sonhos americanos, confira “La La Land”. Falando de som e efeitos visuais, é impossível evitar spoilers, como Damien Chazelle, o diretor, capturou todas as associações que as pessoas costumam ter com Los Angeles. Músicas como “Cidade das Estrelas”, clubes de jazz como uma nostalgia do passado, Hollywood Hills, jovens atores e cantores, sol infinito e, finalmente, cor predominante rosa como um símbolo do grande sonho.

Bonequinha de Luxo (1961)

Desde o seu lançamento em 1961, “Bonequinha de Luxo” foi um dos filmes mais esteticamente agradáveis da história. Definiu esse tempo com uma estética particular, com ênfase especial na moda. Não só roupas e jóias usadas por Audrey Hepburn tornam o filme visualmente agradável. A atmosfera de serenidade e as cenas em close vão certamente inspirá-lo se você estiver trabalhando em um projeto no espírito dos anos 60.

2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

Criado nas melhores tradições da estética de Stanley Kubrick, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” é um filme que apresenta uma forma de arte capaz de comunicar uma mensagem através da composição.

Outra característica distintiva é o minimalismo que acaba de se originar no início dos anos 60. Paleta de cores em preto e branco, tons frios e simetria de formas geométricas são estilos intemporais que já se tornaram um sinal de bom gosto. Ao todo, a estética de Stanley Kubrick é excepcional e, se você estiver se perguntando como seria o site do diretor, se ele tivesse um, confira nosso artigo sobre os 23 designs bonitos de sites da Awwwards.

O Demônio de Neon (2016)

O filme “O Demônio de Neon” está definitivamente entre aqueles esteticamente agradáveis que redefinem a noção de beleza. Cores fluorescentes e tons escuros, mudança frequente de quadros, cenas de violência são as coisas que geralmente assustam o público. Enquanto isso, no “O Demônio de Neon”, o diretor usa técnicas que fazem coisas horríveis e horripilantes parecerem lindas. Esse thriller psicológico é uma evidência de que, apesar dos atributos tradicionais da beleza serem ignorados, ainda traz alegria visual, por mais contraditória que possa parecer.

Malèna (2000)

Você já reparou quantos fotógrafos e cineastas tentaram recriar essa cena lendária com Monica Bellucci com um cigarro? A estética italiana com femme fatale como personagem principal merece um capítulo à parte na história da cinematografia. Cores pastel, arquitetura antiga e beira-mar transmitem a estética da guerra cheia de dor.

Meia-Noite em Paris (2011)

A estética de “Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen, destaca-se dos típicos filmes americanos filmados na segunda década do século XXI. É uma mistura de surrealismo e nostalgia com arte perfeita. Coloração quente e tiros reminiscentes das pinturas dos grandes artistas do mundo é uma técnica, cujo objetivo é deixar um sabor e um alimento para o pensamento, em vez de causar uma impressão imediata.

Maria Antonieta (2005)

Se você gosta de história, “Maria Antonieta” é um filme para se inspirar. Habilmente estilizada de trajes, cabelo e maquiagem para técnicas de composição e câmera, é visualmente bonita. Também é um caso quando mergulhar em eventos históricos precisos não é a parte central deste filme. A estética é mais sobre a transmissão visual de um determinado espírito, estilo de vida e mentalidade – luxo, alegria e beleza.

Melancolia (2011)

Em uma das entrevistas, um cineasta dinamarquês Lars von Trier disse que talvez não tenha gostado do filme que criou, já que sua estética é muito parecida com o cinema americano clássico. Não podemos deixar de concordar que as cenas em câmera lenta, simétricas e polidas são os recursos que a maioria das pessoas adora na cinematografia pop. Lars von Trier conseguiu traduzir um estado complexo de espírito neste filme de drama psicológico, capturando uma beleza contraditória sobre um episódio depressivo.

Se você está em busca de uma estética perfeita para um novo projeto, esses 10 filmes esteticamente agradáveis, com diferentes paletas de cores, estilísticas e efeitos visuais, abrirão um conjunto completo de novas ideias para você. Para mais insights relacionados a cores, continue lendo estes dois artigos:

1. 20 Paletas de Cores Lindas de Sites para Seus Projetos da Web

2. Design Visual: O Poder das Cores na Fotografia

3. 15 Paletas de Cores Cyberpunk para Design Distópicos

Related Articles