Maria  Sibirtseva
Maria Sibirtseva

23\09\206 min

A Situação do Marketing de Vídeo Em 2019 e 2020: Números, Estatísticas e Tendências

Você com certeza deve ter duvidado quando alguém te disse há uma década que o vídeo tomaria a frente em uma estratégia de marketing ou em alguma campanha de sucesso. Quem poderia imaginar que logo no começo dos anos 20 as TVs seriam trocadas pelo Youtube, ou que 70% das pessoas começariam a usar tablets e celulares para assistir a vídeos?

O que isso significa é que, na nova década, o conteúdo de vídeo pode atingir o máximo de todos os tempos As mudanças ocorridas em 10 anos são impressionantes e os conteúdos de vídeo está tendo um aumento diário, e em ritmo acelerado. O número de empresas que usam o vídeo como ferramenta de marketing cresceu em 24%, ou seja, de 63% passou para 87% em apenas 3 anos. Isso significa que o vídeo pode atingir o seu patamar mais elevado nessa nova década.

Considerando a tal situação de empresas e profissionais, que buscam o sucesso ou pelo menos desejam manter as portas abertas, devem com certeza saber o destino do marketing de vídeo no momento. Para te ajudar a entender os fatos e os números mais interessantes, nós do Depositphotos investigamos os estudos mais atuais e criamos um infográfico sobre a situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020.

 

Tendências do marketing de vídeo para ver em 2020

Produza mais conteúdo vertical

Gastamos a maior parte do nosso tempo em redes sociais. Fazemos novas amizades, trocamos mensagens, ficamos por dentro das últimas notícias e até realizamos compras nelas. A quantidade de marcas que destinam capital para investir no gerenciamento de mídia social está crescendo cada vez mais.

Partindo desse pressuposto, muitas marcas entram em competição para tentar ver quem consegue chamar mais a atenção do público. Não basta apenas alcançar seus clientes já existentes e clientes potenciais. Você também deve se envolver mais com eles e você pode conseguir isso fazendo uma nova apresentação de dados, mas de uma maneira mais adequada para eles.

Na era digital, onde se tem muitos smartphones, o formato vertical é a preferida entre os consumidores e o estudo anual da Wyzowl comprovou isso. De acordo com o estudo, 87% das pessoas costumam segurar o telefone na vertical. E além dessa informação também há uma ótima notícia para os profissionais de marketing:

  • 95% da mensagem é retida pelos espectadores ao assistir a um vídeo
  • vídeos verticais tendem a mostrar uma taxa de conclusão de 90%

O que mais impressiona, é que os vídeos verticais irão se tornar uma das principais tendências visuais em 2020. Mas para manter seu público cativado, os vídeos devem ser curtos e diretos.

Reduza a duração do vídeo

Com o crescente número de produtos e serviços no mercado global, as pessoas buscam por marcas que consigam chamar sua atenção. As pessoas não gostam de ficar lendo descrições quilométricas ou assistindo a vídeos longos de tutoriais explicativos e é por esse motivo que 73% dos vídeos de marketing possuem menos de 2 minutos.

O ano de 2019 foi o ano em que as marcas deram início ao redirecionamento dos vídeos mais longos em anúncios bumper. Para o público, um vídeo que tenha 6 segundos é mais do que o suficiente para que captem a mensagem. Mas para as marcas, os anúncios bumper são uma ferramenta de promoção bem econômica e que ajuda a atingir as metas, bem como aumentar o reconhecimento da marca.

Dessa forma, se você deseja se manter sempre a frente em 2020, preste atenção a esse formato vertical, muitas marcas internacionais já aderiram, só falta você.

Adicione vídeos à experiência omnichannel

Como você já deve ter notado, usar vídeos para fins de marketing é uma estratégia muito poderosa e isso irá alavancar suas vendas. Mas, se você fazer os vídeos como parte de uma campanha que fornece experiência omnichannel, isso te abrirá novas portas.

Diferente da experiência multichannel, a omnichannel tem como objetivo fornecer conteúdo aplicável no momento certo e ele requer personalização e pesquisa mais precisas. A estratégia combina bastante com a tendência de personalização e te ajuda a descobrir formas não convencionais de marketing.

Como exemplo, a pesquisa aprofundada do Google mostrou três maneiras inusitadas pelas quais as pessoas recorrerem a vídeos ao realizar uma compra na loja:

  • 55% dos entrevistados disseram que usam vídeos como referência para realizar compras online em vez de listas de compras
  • as pessoas assistem a vídeos porque se sentirem mais confortáveis e confiantes
  • mais de 50% das pessoas assistem a vídeos para escolher uma marca ou um produto para comprar

Resumindo, em 2020, seu objetivo deve ser fornecer vídeos explicativos curtos e diretos para as pessoas, além de outros tipos de vídeos explicativos, bem como um “como fazer..”, o objetivo é deixar seu cliente cativado e confortável para fazer a escolha certa.

Agora, vamos explorar alguns fatos e números interessantes relacionados a situação em que se encontra o marketing de vídeo hoje.

 

A situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020 [Infográfico] 

A Situação do Marketing de Vídeo General Data

A situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020 [Infográfico] A situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020 [Infográfico] A situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020 [Infográfico] A situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020 [Infográfico] A situação do marketing de vídeo em 2019 e 2020 [Infográfico] 

 

Existe algo que você precisa saber antes de dar início às suas campanhas de marketing em 2020: em 2022, praticamente 82% do tráfego total da internet virá de vídeos, de acordo com a Cisco.

Conquistando esse conhecimento e implementando as tendências de marketing de vídeo de 2020 que são muito relevantes para seus serviços e produtos, você com certeza atingirá seu KPI’s. Você poderá compartilhar sua marca com comunidades profissionais e aderir o uso de vídeos para construir estudos de casos como ferramenta de marketing.

Related Articles