Fotografia Criativa de Viagens Com Um Smartphone
Seja você um fotógrafo amador ou experiente, toda vez que estiver viajando, provavelmente espera voltar com um arquivo inteiro de imagens incríveis de viagens do passeio. Você espera que essas fotos se encaixem perfeitamente no seu portfólio e no feed do Instagram ou, pelo menos, lembre você de como foi bom explorar novos lugares.
Considerando todas essas aspirações, alguns fotógrafos pegam câmeras enormes e carregam mochilas com equipamento. Outros ficam sem espelho por uma questão de conforto, mas, na realidade, um smartphone é mais do que suficiente para ser criativo e capturar uma dúzia de imagens de viagens profissionais. Por quê? Acontece que os mais recentes iPhones, Google Pixels e telefones da Huawei são tão avançados que você pode se dar ao luxo de ficar com seu telefone para fazer experiências fotográficas.
Prepare-se com essas dicas de fotografia de viagem e planeje seu próximo passeio para experimentar todas elas.
Dicas básicas de fotografia para smartphones para ótimas fotos de viagens
1. Conheça seu smartphone
Por mais insignificante que possa parecer, a melhor coisa que você pode fazer para tirar fotos de viagem como um profissional é conhecer seu smartphone.
Antes de fazer uma viagem ou se você tiver um voo longo, mergulhe nas configurações da câmera do seu smartphone. Quais modos ele possui? Permite ajustar a velocidade do obturador e a exposição manualmente? Existe uma opção para fotografar em RAW? Todos esses recursos de uma câmera para smartphone oferecem uma noção dos tipos de fotos possíveis, sem a necessidade de levar equipamentos com você.
A maioria dos smartphones mais recentes possui configurações e recursos semelhantes às câmeras mirrorless ou DSLR e confere a você mais controle sobre a imagem que você captura. Se essa é uma opção viável, você pode entender rapidamente quando relaxar e viajar com confiança apenas com o seu smartphone e quando deve levar equipamentos mais avançados para fotografar.
2. Estabilize seu smartphone
Existem muitas razões pelas quais você precisa de um tripé ou um estabilizador para o seu smartphone. A principal é que torna suas imagens mais nítidas. Também permite um movimento suave ao tirar fotos panorâmicas. O que é ainda mais fascinante: com um tripé ou um estabilizador, você pode capturar ângulos inesperados e tornar suas imagens de viagem mais criativas e até cinematográficas.
A única desvantagem é mais uma vez trazer um pouco mais de equipamento, mas, a longo prazo, você verá uma mudança notável nas imagens capturadas com um tripé e um smartphone, e as que não existem, especialmente se estiver lidando com condições de pouca luz.
3. Polir as regras básicas de composição
Classificar as configurações da câmera do smartphone pode parecer metade da batalha, mas essa é apenas a base do que você precisa saber para tirar ótimas fotos de viagens. Para dar um passo adiante com sua fotografia de viagem, você precisa aprimorar as regras básicas de composição.
A regra da proporção áurea ajudará você a encontrar um assunto para se concentrar, enquanto a simetria acrescentará elegância e pensamento aos seus trabalhos. A grande vantagem de aprimorar alguns princípios básicos também é entender como você pode quebrar essas regras com a fotografia de smartphone. Algumas das imagens de viagem mais criativas não cumprem nenhuma regra.
Você pode aprender ou lembrar das regras básicas de composição neste artigo.
4. Use o modo esportivo
Preste atenção ao modo esportivo da sua câmera. Embora possa parecer inútil à primeira vista, na verdade é a melhor solução para fotógrafos de viagens que desejam tirar algumas fotos de ação.
Quando uma pessoa, um animal de estimação ou qualquer outro assunto da foto está em movimento, você não pode ter certeza absoluta de que conseguirá pressionar o botão do obturador no instante em que a ação ocorrer. No entanto, você sabe que pode tirar essa foto. Neste caso, o modo esportivo é sua salvação. Permite tirar instantaneamente uma dúzia de fotos e fornecer uma série inteira para você escolher.
5. Limpe a lente de sua câmera
A principal regra tácita da fotografia: você deve sempre limpar as lentes da câmera. Para fazer isso, não use sua camiseta ou um guardanapo que você encontrou na mesa. Pegue um papel macio que removerá toda a sujeira da lente e melhorará a aparência das suas imagens.
Crie o hábito de limpar uma lente da câmera sempre que quiser tirar uma foto. Você notará que suas imagens têm contraste e nitidez que não tinham antes.
6. Deixe o foco automático ser uma vantagem
Se você está acostumado ao modo manual da DSLR, considere o foco automático do smartphone uma desvantagem. No entanto, você sempre pode mudar a maneira como vê as coisas e usá-las a seu favor.
Por exemplo, no momento em que seu telefone tem problemas para focar, você pode usá-lo para criar imagens artísticas e incomuns. Isso pode ser particularmente útil quando você captura imagens de uma atração turística popular que foi capturada por centenas de fotógrafos de viagens de todo o mundo. As fotos embaçadas têm um ambiente próprio e a Torre Eiffel piscando pode parecer duas vezes mais encantadora sem um foco adequado. Basicamente – deixe as limitações de um smartphone alimentar sua imaginação.
Dicas de fotografia avançada para imagens criativas de viagens
1. Tenha uma perspectiva diferente sobre coisas comuns
Existem duas maneiras de interpretar esta dica. Por um lado, você pode entender as coisas literalmente e experimentar ângulos e pontos de vista. Você pode levar um drone e diversificar seu portfólio ou feed do Instagram com fotos de viagens a partir de uma visão panorâmica.
Por outro lado, você pode aplicar sua visão pessoal às principais atrações turísticas ou capturar coisas comuns de uma maneira incomum. O que isso significa é que, se você for pego pelas fortes chuvas nos trópicos, não se esconda em seu hotel e faça uma aventura. Você pode obter uma série de fotos únicas que ilustram a vida de um local do sul durante uma tempestade. Além disso, você pode fazer um projeto sobre o clima ensolarado no Reino Unido e quebrar o estereótipo de que está chovendo cães e gatos em Londres.
Não importa como você interpreta essa dica, você definitivamente conseguirá capturar algumas imagens criativas de viagem com seu smartphone se simplesmente for contra a corrente e se abrir a possibilidades, em vez de jogar com segurança.
2. Deixe o Sol fazer mágica
Durante uma viagem, você definitivamente deve reservar um tempo para algumas fotos da hora dourada. A primeira hora de luz após o nascer do sol e a última hora antes do pôr do sol são realmente mágicas. Durante esse período, a luz é mais suave e você pode experimentar muitas coisas, da luz de fundo ao bokeh.
Uma das coisas maravilhosas das últimas horas de luz ao ar livre é que a luz muda a cada segundo. Especialmente se você estiver tirando retratos, notará que tem uma foto única com iluminação natural em todas as tonalidades e tons enquanto espera, move, focaliza e captura.
3. Pense duas vezes sobre o uso do flash
Talvez essa seja a dica mais controversa da lista de dicas de fotografia de viagem, pois há mais pessoas contra o uso do flash do que aquelas que são a favor. No entanto, o flash pode abrir novas oportunidades e melhorar sua fotografia. Você só precisa saber quando é apropriado usá-lo.
Além de adicionar contraste a uma imagem com cores e destacar objetos, o flash também pode servir a outro propósito. Isso criará o contraste da luz e separará o assunto da imagem, adicionando um efeito 3D a ele.
Na fotografia de moda, o flash é frequentemente usado para adicionar um pouco de glamour e ousadia às imagens. Nas fotografias de viagens, o flash também pode ser aplicável se você justificar sua decisão de acordo com as condições de luz. Você pode fazer isso escolhendo um tema para uma série de fotos de viagens que você tirará com flash. Por exemplo, se você deseja documentar a cena da música underground na cidade para onde está indo, definitivamente precisará usar um flash em ruas escuras ou em casas noturnas.
4. Encontre um tema
Não negue o fato de que uma das razões pelas quais você tira tantas imagens durante a sua viagem é que você deseja publicá-las no Instagram. Admita que você é um pouco viciado em curtidas e procura apreciação com mais frequência do que não. Todos caímos na armadilha dos elogios por nosso bom trabalho nas mídias sociais, e não há vergonha em selecionar seu conteúdo para esse fim.
Filosofia à parte, esteja você compartilhando suas séries de fotos de viagens no Instagram ou não, a criação de uma história coerente é uma abordagem profissional da fotografia. Faz com que todas as imagens fiquem ótimas juntas e permite contar uma história sobre as aventuras que você teve, pessoas que conheceu ou eventos que você visitou.
Para encontrar um tema de fotografia que lhe interesse, adote algumas idéias criativas de viagem nos pontos abaixo.
5. Abrace idéias criativas de fotografia de viagem
Em um mundo em que quase tudo já foi inventado, há poucas chances de você criar um novo gênero de fotografia, mas você tem a chance de inovar com um estilo de fotografia. Por esse motivo, a melhor coisa que você pode fazer é abraçar a criatividade e, como dissemos acima, ter uma perspectiva diferente das coisas comuns.
Vai viajar para a Alemanha? Explore as raízes do movimento Bauhaus e capture uma série de imagens de edifícios de ângulos únicos.
Vai viajar para a Geórgia? Pense em uma série de close-ups honestos de pessoas e natureza. Fotografe as rugas que os moradores de assentamentos montanhosos têm, tire retratos de burros que alimentam e experimente macro fotografia das culturas que cultivam ou dos alimentos que comem. Às vezes, os detalhes podem lhe dizer mais do que qualquer outra coisa. Lembre-se de que close-ups honestos são uma das principais tendências visuais de 2020.
Se você é um fã ferrenho, pode se concentrar apenas na fotografia de alimentos e tirar fotos de pratos, bebidas e cozinhas locais.
Você acha que a fotografia de paisagem é chata durante o dia? Tire algumas fotos durante o pôr do sol ou depois dele. Você também pode abordar a fotografia de rua concentrando-se nas pessoas, não nos prédios e contar uma história que ninguém havia contado antes.
Todas essas idéias podem ser desenvolvidas e transformadas em um projeto de fotografia de viagem completo. No entanto, não se esqueça de editar e pós-produção, o que pode ser feito facilmente com a ajuda de aplicativos de edição para dispositivos móveis.
O poder dos aplicativos de edição para celular
Embora a fotografia para dispositivos móveis seja frequentemente vista como trapaça, isso não significa que suas imagens não precisam de edição ou pós-produção. Na verdade, você pode manipular drasticamente suas fotos originais, mesmo com aplicativos de edição para celular, como Snapseed e VSCO. Eles permitem a edição básica (ajuste de brilho, contraste, saturação e nitidez), bem como o pós-processamento mais avançado de imagens usando as ferramentas disponíveis nos aplicativos individuais.
Neste artigo, temos o prazer de quebrar o mito de que, com um smartphone, você só pode tirar imagens de viagens para seu arquivo pessoal ou para uma conta amadora do Instagram. De fato, os dispositivos móveis mais recentes oferecem uma variedade de configurações que permitem capturar imagens profissionais e de alta qualidade sem carregar sua mochila pesada.
Salve essas dicas sobre fotografia de viagem criativa com um smartphone e faça com que suas imagens pareçam autênticas, profissionais e únicas.