Maria  Sibirtseva
Maria Sibirtseva

10\10\197 min

Vendendo vídeos de banco de imagens: Tudo o que você precisa saber

Embora a venda de vídeos de banco de imagem seja um dos campos menos explorados para os fotógrafos, ela é procurada pelos clientes das plataformas de bancos de imagens. Agências, empresas e freelancers compram filmes principalmente para fins comerciais. Para blogs e sites, campanhas de marketing e anúncios – é uma solução econômica por vários motivos. Os vídeos são criadas por fotógrafos profissionais e são muito mais baratas que uma produção de vídeo do zero.

Para fotógrafos e criadores de vídeo, a venda de vídeos de banco de imagem é uma oportunidade de ganhar dinheiro com facilidade, criar portfólios existentes, aprender e se especializar em novas habilidades.

Intrigado? Aqui está uma visão geral detalhada de como vender vídeos de banco de imagens.

Estágio 1: Preparação

Verifique os requisitos de vídeo nas plataformas de banco de imagem

O primeiro estágio é decidir sobre uma ou duas plataformas de fotografia com as quais você planeja trabalhar.

Lembre-se de que plataformas diferentes podem ter requisitos diferentes para vídeos de banco de imagens. Com base neles, você decidirá posteriormente sobre critérios como formato, duração e tamanho da gravação. Por exemplo, os colaboradores do Depositphotos têm toda uma variedade de possíveis formatos e codecs que você pode conferir nesta página.

Analise os vídeos já existentes

O tempo é precioso e você não deseja desperdiçá-lo criando cenas que nunca serão úteis. Para tornar seus vídeos comercialmente bem-sucedidos, você deve analisar o seguinte:

  • que tipo de vídeo de banco de imagens está em demanda?
  • existem tendências visuais específicas no momento?
  • quem é o público?
  • quão versátil é o vídeo para diferentes projetos?

Depois de responder a essas perguntas, você pode escolher um nicho e finalmente prosseguir com a filmagem.

Selling Stock Footage Everything You Need To Know

Escolha um nicho

Se você tem uma esfera específica de interesse e competência – fotografia de alimentos, paisagens ou talvez retratos -, você deve definitivamente seguir o que sabe. Quando você está familiarizado com o assunto ou objeto que está fotografando, é mais fácil encontrar um ângulo, ponto de vista ou criar uma composição que será procurada com base em suas habilidades e visão.

Se você acha que esses temas já são amplamente abordados e não tem certeza de que seus vídeos possam se destacar, tente o melhor possível com temas inexplorados, como a Internet das Coisas ou a medicina.

Prepare-se para a filmagem

Em nosso mundo acelerado, você não pode sobreviver se não for um fotógrafo produtivo. Acostumar-se a trabalhar com listas de tarefas, fontes de acesso e outras coisas úteis ajudará você a seguir com firmeza a direção planejada, sem se preocupar com a organização.

Como você se prepara para as filmagens? Você pode visitar um local com antecedência, fazer uma lista de acessórios e cenas que planeja gravar, imprimir um formulário de liberação de modelo se tiver atores em seu vídeo, carregar as baterias da câmera e colocar alguns cartões de memória em sua bolsa.

Estágio 2: filmando e pós-processando vídeos de banco de imagens

Filme de diferentes ângulos

Os clientes precisam de imagens para diferentes propósitos. Alguns compram para comerciais de TV, outros para B-Roll e anúncios na Internet. O mais importante: todos eles estão procurando por vídeos filmados de diferentes ângulos. Sua tarefa é antecipar essas necessidades e fornecer-lhes filmagens diversas. Além disso, ter várias opções da mesma sessão oferece aos clientes a oportunidade de escolher ângulos que funcionam no seu projeto.

Inclua pessoas

Existem algumas razões pelas quais você deve incluir pessoas nos vídeos. Os clientes que desejam comprar vídeos de banco de imagens para os comerciais na Internet ou na TV definitivamente procurarão personagens cuja aparência corresponda ao seu público-alvo.

Selling Stock Footage Everything You Need To Know

Os vídeos de banco de imagens também podem ser usados para mostrar a diversidade e a inclusão do mundo. Nesse caso, suas filmagens com diversas pessoas serão exatamente o que os clientes precisam.

Dica: não se esqueça de obter um formulário de liberação do modelo. Sem ele, você não poderá vender vídeos com pessoas em uma plataforma de banco de imagens. Mesmo se você for o autor e o modelo no vídeo, ainda precisará assinar e enviar seu formulário de liberação do modelo pessoal.

Atente-se à qualidade

Esse é um dos aspectos mais importantes dos vídeos comercialmente bem-sucedidas. Empresas, freelancers e outros clientes de plataformas de banco de imagens estão procurando imagens de alta qualidade que atendam às suas necessidades, mas também justifiquem custos e outros recursos. Dito isto, enriquecer seu portfólio de ações com conteúdo de qualidade é realmente a única maneira de fazer com que suas imagens sejam vendidas.

Não faça o pós-processamento

Obviamente, você quer que seu portfólio tenha uma ótima aparência e pode parecer que uma boa parte da edição é uma boa idéia. Mas estamos aqui para decepcioná-lo. A maioria dos clientes prefere comprar vídeos de banco de imagens que estão em raw ou ligeiramente editadas, para que depois possam ajustá-las à seu próprio estilo.

Como colaborador de vídeos de banco de imagens, você pode experimentar ângulos, pontos de vista e outros ajustes que demonstram seu estilo de assinatura, mas permitem que o vídeo seja multiuso.

Estágio 3: Carregando e vendendo vídeos de banco de imagens

Torne-se um colaborador

Agora, quando você tem algumas filmagens em mãos, pode se tornar um colaborador de uma plataforma de banco de imagens (se ainda não o é).

Por exemplo, para se tornar um colaborador do Depositphotos, você precisa:

Geralmente, leva alguns minutos para se registrar na plataforma e em torno de cinco ou sete dias úteis para que nossa equipe processe seus trabalhos e verifique novamente se seu conteúdo é qualitativo o suficiente e não abusivo.

Selling Stock Footage Everything You Need To Know

Dedique tempo para atribuir palavras-chave

Depois de passar na examinação, você precisará voltar à sua conta e atribuir as palavras-chave. Esta parte é extremamente importante porque ajuda seus clientes em potencial a encontrar seus trabalhos entre milhões de conteúdo na Internet.

A atribuição de palavra-chave implica palavras-chave e descrição. O primeiro é um conjunto de palavras e frases que informa sobre o que é o seu conteúdo. Enquanto isso, o último é uma representação literal da imagem que precisa de uma abordagem ligeiramente diferente.

Resumindo, você deve entender que o carregamento de imagens para os bancos é apenas metade da batalha. Reserve um tempo para palavras-chave e você verá que a venda de vídeos de banco de imagens é mais fácil do que parece.

Dica: para criar a palavra-chave correta, pense como um cliente. Tente adivinhar todas as solicitações possíveis que seu público-alvo pode digitar na pesquisa.

Se você deseja vender vídeos de banco de imagens, alta qualidade, diversidade e palavras-chave são as coisas que você deve observar principalmente. Você também deve ser consistente no carregamento de conteúdo para uma plataforma de fotografia, se quiser obter royalties regularmente.

Está entusiasmado com a venda de vídeos, mas não consegue decidir sobre um tema? Confira nossa peça  Dez temas de fotografia de banco de imagens que não podem dar errado e faça negócio.

Related Articles